Em uma partida de altíssimo nível na tarde deste domingo, o espanhol Pablo Carreño Busta pôs um ponto final à campanha dos sonhos do jovem Denis Shapovalov no US Open, eliminando o canadense em três tie-breaks com 7/6(2) 7/6(4) 7/6(3).
Esta foi a primeira vez que os dois tenistas se enfrentaram e, apesar da pouca idade, o canadense Denis Shapovalov mostrou muita personalidade. O espanhol, por sua vez, venceu o quarto jogador seguido vindo do qualificatório e não perdeu um set sequer. Carreno faz sua primeira quartas de final no US Open, segunda na carreira.
Na próxima rodada o espanhol terá pela frente o vencedor do duelo entre o francês Lucas Pouille e o argentino Diego Schwartzman.
O canadense começou melhor na partida, jogando com mais agressividade, o que lhe rendeu uma quebra de saque no sexto game, abrindo 4/2 na partida. Shapovalov teve a chance de sacar para fechar o primeiro set em 5/3, mas acabou quebrado e viu o espanhol forçar a definição no tie-break. No desempate, Carreno levou a melhor e garantiu a vitória por 7-2.
Aceitando as trocas no fundo, Shapovalov perdeu seu momento no jogo e viu o espanhol crescer. Mais regular e confiante, Carreno conquistou a quebra no segundo set já no quarto game. Com a vantagem em mãos, o espanhol viveu o mesmo momento que o canadense no primeiro set, sendo quebrado quando sacava para o set em 5/3. Novamente com a definição no tie-break, o espanhol levou a melhor e venceu por 7-4.
Dois sets abaixo, Shapovalov começou a jogar mais solto e rapidamente abriu 3/0 no terceiro set, conquistando uma quebra ainda no segundo game. O canadense ainda teve duas chances de quebra para abrir 4/0, mas desperdiçou em dois erros não forçados que acabaram custando caro, já que o espanhol voltou para o jogo e devolveu a quebra sofrida em seguida, empatando a parcial. A partida seguiu empatada até a definição no tie-break onde, novamente, Carreno levou a melhor e venceu por 7-3.