Após sentir o joelho, o francês Gael Monfils, 22º do ranking da ATP, abandonou a disputa de terceira rodada do US Open no fim do segundo set e colocou o belga David Goffin, 14º da ATP, nas oitavas de final do torneio, onde aguarda definição de rival.
Goffin e Monfils permaneceram em quadra por 1h17 e o belga levou a melhor com o placar de 7/5 5/1 tendo batido 15 bols vencedoras contra 23 do francês, que cometeu 30 erros não-forçados contra 11 do belga, que não converteu ace e viu Monfils disparar quatro.
Em um primeiro set duro, Goffin foi sólido em seus games de saque, chegou a ser ameaçado no sétimo game, salvou dois breakpoints e seguiu firme, conquistando quebra crucial no décimo segundo game.
Ali, na virada para o segundo set, Monfils falou com o fisioterapeuta, com quem voltou a conversar e ter tempo médico no segundo set, que foi dominado por Goffin. O belga abriu 5/0 com quebra nos segundo e quarto games e viu o francês desistir após fazer seu game de honra.
Na fase de oitavas de final, Goffin aguarda pelo vencedor do duelo entre o russo Andrey Rublev e o bósnio Damir Dzumhur.
Esta foi a 16ª vez na carreira em que Monfils abandonou uma partida.