No duelo entre jovens no US Open, melhor para o canadense Denis Shapovalov, 69º do ranking da ATP, que contou com o abandono do britânico Kyle Edmund, 47º, durante o quarto game e garantiu-se pela primeira vez na carreira nas oitavas de final do US Open.
Shapovalov encarou 2h06 de partida para fechar o placar em 3/6 6/3 6/3 1/0 tendo convertido oito aces contra um de Edmund, que cometeu 24 erros não-forçados contra 32 do canadense, que disparou 36 bolas vencedoras contra 14 do britânico.
A partida começou com Shapovalov afobado, buscando definir rapidamente e acabou quebrado no segundo game, viu Edmund abrir 3/0 no placar, mas devolveu a quebra no quinto game, igualou a disputa em 3/3, ma acabou quebrado no oitavo game e viu o rival fechar o primeiro set.
Na segunda etapa, Shapovalov passou a incutir a tática que deu certo diante de Jo-Wilfried Tsonga, buscou varias com forehand na paralela e backhand cruzado desde a linha de base e forçar a devolução alta no fundo de quebra. A tática deu certo, ele conquistou a quebra de saque no quarto game e foi administrando a partida, chegou a ter três breakpoints, que eram setpoints no oitavo game, os desperdiçou e precisou sacar e fechar o set.
Na terceira parcial, o jogo seguiu com os dois tenistas jogando bem, foi aí no intervalo do quinto game, que o britânico pediu atendimento fisioterápico para uma lesão aparentemente na cervical e dali em diante perdeu três games seguidos de zero, sendo quebrado no sétimo game e voltou a ser quebrado no nono game.
Shapovalov estava na vantagem, começou sólido o quarto game e viu o rival desistir.
Aos 18 anos, Denis Shapovalov é o tenista mais jovem em 19 anos a alcançar às oitavas de final de um torneio do Grand Slam, desde o russo Marat Safin, também com 18 anos, chegar às oitavas em Roland Garros 1998.
No US Open, Shapovalov é o tenista mais jovem em 28 anos a alcançar tal feito. O norte-americano Michael Chang, então com 17 anos, chegou às oitavas do Slam nova iorquino, aos 17 anos.