Assim como em sua estreia, Rafael Nadal teve um primeiro set complicado, saiu atrás no marcador, mas reagiu para virar sobre o japonês Taro Daniel, 121º colocado, para garantir vaga na terceira rodada do US Open, quarto e último Grand Slam do ano.
O natural de Manacor, campeão de 2010 e 2013, precisou de 2h56min para bater o asiático por 3 sets a 1 com parciais de 4/6 6/3 6/2 6/2 no último jogo do dia na quadra Arthur Ashe, a maior do mundo.
Na primeira rodada o espanhol viu o sérvio Dusan Lajovic sacar para o primeiro set com 5/3 e desta vez não conseguiu evitar a derrota na parcial inicial diante de um japonês que voava em quadra aguentando as trocas e indo pro risco com o backhand. Taro fechou por 6/4 e colocou 2/1 e saque no segundo, mas Nadal conseguiu linda passada para quebrar em sua sexta chance e passou a comandar o jogo tornando a quebrar para igualar com 6/3.
Na terceira etapa só deu Rafa quebrando duas vezes para fazer 5/1 muito sólido e com golpes potentes do fundo. Ele liquidou rapidamente por 6/2.
Esta é sua vitória 51 em 60 jogos no ano e na terceira fase o espanhol duela contra o lucky-loser argentino Leonardo Mayer responsável pelas eliminações de Richard Gasquet e Yuchi Sugita. Nadal venceu os três jogos contra o sul-americano, sempre sem perder sets, mas o último em 2014 em Roland Garros.
O número 1 do mundo alcança sua vitória 48 em 58 partidas em Nova York. São 221 em 254 em Majors.