O número três do Brasil e 110 do mundo, o cearense Thiago Monteiro, perdeu na final do torneio qualificatório do ATP de Kitzbühel, na Áustria, mas acabou ganhando vaga na chave principal do torneio como lucky-loser (perdedor de sorte).
Monteiro entrará na chave na vaga do Special Seed (classificado especial), o argentino Federico Delbonis, por problema ainda não informado pela organização do torneio austríaco.
Um Special Seed, é um atleta que mesmo sem ranking entra na chave do torneio posterior onde deveria disputar o qualificatório. A condição especial vem do atleta auferir bom resultados na semana anterior e em um torneio de nível a mais. No caso de Delbonis, ele fez semifinal no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha.
Monteiro fará sua estreia na chave principal do torneio austríaco contra o argentino Renzo Olivo. Os dois tenistas já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional e o argentino leva a melhor em 3/1. O último duelo entre eles foi na final do Challenger de Santos em que o argentino levou o título após vitória por sets diretos.