O número três do Brasil e 114º do mundo, Thiago Monteiro, encarou um desafio difícil pela estreia do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, contra o ex-top 15 o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 67º, e aguarda por definição de rival.
Mesmo com a partida interrompida pela chuva no meio do tiebreak do primeiro set, Monteiro precisou de 1h59 para literalmente virar a partida em 7/6 (5) 3/6 6/3.
A partida começou com o ucraniano mais sólido em seus games de saque e firme na devolução, como resultado conquistou a quebra de saque no terceiro game da parcial e seguiu firme. Dolgopolov forçou o brasileiro a salvar dois breakpoints no sétimo game, pressionou em todos os games de saque, para ao sacar para fechar a parcial, cometer erro bobo com backhand e ser quebrado por jogada sólida do brasileiro da linha de base. Com 5/5 no placar, Monteiro empurrou a parcial para o tiebreak.
Ali, após erro de Dolgopolov, Monteiro saiu com mini-quebra e 2/0 no placar, cometeu erro e devolveu a gentileza no 3/2 e viu a partida ficar paralisada por mais de 20 minutos em virtude da chuva. Com a quadra seca, os tenistas voltaram para disputa, o brasileiro voltoua ter mini-quebra no sétimo ponto e administrou.
Na segunda etapa, Dolgopolov entrou determinado a virar o jogo, firme com saque, foi confirmando de zero, quebrou o brasileiro no segundo game e fez 3/0 no placar. Com dificuldades e muito pressionado, Monteiro apresentou poucas resistências ao ucraniano, mas confirmou seus games de saque e viu-se obrigado a disputar o set final.
Ali, o jogo foi duro no inciio, com os dois tenistas firmes no game de saque. Dolgopolov abaixou a guarda durante o sexto game, quando cometeu dois erros bobos, se viu pressionado e com backhand na rede foi quebrado e viu o brasileiro administrar a vantagem.
Na segunda rodada, Monteiro aguarda pelo sexto favorito, o holandês Robin Haase ou o argentino Renzo Olivo.