Tricampeão de Wimbledon, o vice-líder do ranking da ATP, o sérvio Novak Djokovic, teve um jogo um tanto complicado contra o letão Ernests Gulbis, 589º da ATP, mas venceu e se garantiu nas oitavas de final da competição.
Djokovic precisou de 2h11 para fechar o placar em 6/4 6/1 7/6 (2) tendo convertido seis aces contra 13 de Gulbis, que cometeu 37 erros não-forçados contra 12 do letão, que disparou 38 bolas vencedoras contra 21 do sérvio.
O jogo começou com o letão jogando solto, agressivo na devolução e solido no saque. Gulbis conquistou a quebra de saque no terceiro game e foi bem, até o oitavo game, quando o sérvio arriscou tudo, devolveu a quebra de saque e passou a dominar a partida.
Assim, Djokovic venceu o primeiro set com quebra no décimo game e abriu nove games sem perder em sequência abrindo 5/0 no segundo set. Aí, Gulbis furou possibilidade de pneu indo à rede e pressionou o saque do sérvio.
Antes do inicio do terceiro set, o letão pediu atendimento médico no quadril e voltou outro. Agressivo na devolução e sacando pesado, Gulbis foi tendo tranquilidade em seus games e pressionando Djokovic. Não querendo estender o jogo, o sérvio pressionou no nono game, perdeu breakpoint em belo voleio de Gulbis que empurrou a disputa para o tiebreak.
Ali, após longa disputa de bolas, o letão ficou na rede, cedeu a mini-quebra e passou a arriscar tudo, dando mini-breaks ao sérvio no quinto ponto em voleio pra fora e no nono ponto com forehand pra fora, onde sacramentou sua derrota.
Nas oitavas de final, Djokovic encara o francês Adrian Mannarino, que superou o compatriota Gael Monfils pelo placar de 7/6 (3) 4/6 5/7 6/3 6/2.