Anos atrás o circuito se mobilizou para aumentar os prize moneys dos torneios e os Grand Slams engordaram a conta bancária das primeiras rodadas, mas o torneio de Wimbledon vem atestando um problema recorrente, os jogadores sem condições que abandonam.
A premiação da primeira rodada é de 35 mil libras, cerca de R$ 150 mil, e só nos dois primeiros dias de primeira rodada foram oito abandonos, sete na chave masculina com saídas no segundo set em jogos de Novak Djokovic (Martin Klizan desistiu) e Roger Federer (Aleksandr Dolgopolov).
O recorde ainda é do US Open com 12 abandonos, mas Janko Tipsarevic saiu do jogo após levar 5 a 0 do americano Jared Donaldson no primeiro set e comentou ser injusto julgar este comportamento. A ATP vem tentando implementar em seus torneios uma norma onde os jogadores garantidos na chave possam ganhar o dinheiro da primeira fase deixando o lucky-loser atuar. Tipsarevic acrescentou: "A regra deve ser implementada em Grand Slams. Deve evitar qualquer tipo de risco para o jogador lesionado permiti uma oportunidade a outros jogadores em condições que ganhando devem levar o prêmio correspondente ao resultado final no torneio".
Além de Dolgopolov, Klizan e Tipsarevic, o sérvio Viktor Troicki,o australiano Nick Kyrgios, o uzbeque Denis Istomin, o espanhol Feliciano Lopez e a russa Anastasia Potapova.