A revista norte-americana Time divulgou a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2017 e surpreendeu por apresentar apenas sete esportistas, com ausência de nomes do tênis. A lista traz apenas seis atletas, sendo apenas dois estrangeiros: Neymar e Conor McGregor.
Considerado um dos esportes mais globais no sentido de prática e realização de competições de nível internacional, o tênis tem nomes considerados dos mais importantes e influentes da publicidade mundial, dentre eles Roger Federer, Maria Sharapova, Serena Williams, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Kei Nishikori, Caroline Wozniacki e tantos outros. Entretanto os feitos esportivos e a influência comercial de tantos tenistas não os deram destaque na lista da Time.
A lista foi dividida em 'Pioneiros', 'Artistas', 'Líderes', 'Titãs' e 'Ícones'.
Entre os pioneiros é possível verificar a indicação de nomes como da empresária e filha do presidente norte-americano. Ivanka Trump, da chef de cozinha Barbara Lynch, considerada a melhor chef dos Estados Unidos e uma das mais brilhantes do mundo e a prefeita de Tóquio, sede dos próximos Jogos Olímpicos, Yuriko Koike.
O destaque da lista é para o irlandês lutador do UFC, Conor McGregor.
Artistas têm nomes representativos como a vencedora do Oscar de melhor atriz Emma Stone, a diretora e roteirista Ava DuVernay, que foi a primeira diretora negra a ser indicada ao Oscar. Ela competiu em 2017 na categoria melhor filme-documentário por '13th'.
Já em Líderes a revista traz o líder máximo da igreja Católica, Papa Francisco, o presidente norte-americano, Donald Trump, a primeira ministra do Reino Unidos Theresa May, o mandatário russo Vladimir Putin, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, o presidente chinês Xi Jinping e o polêmico presidente filipino Rodrigo Duterte.
Na lista de Titãs aparecem mais esportistas: o quarterbacker Tom Brady, ídolo do New England Patriots time de futebol americano e o ala-pivô do Cleveland cavaliers, LeBron James.
Em ícones, aparecem os demais desportistas, com destaque para o atacante brasileiro do Barcelona, Neymar, o quarterbacker doSan Francisco 49ers, Colin Kaepernick e a ginasta Simone Biles. Aparece ainda na lista como ícone a atriz Viola Davis, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Cada um dos 100 influenciadores são apresentados em textos individuais por pensadores e figuras influenciadora do ramo de atuação do citado e alguns destes autores já fez parte da lista da time alguma vez. Para citar um exemplo, o texto sobre Neymar é assinado pelo ex-jogador inglês David Beckham.
Confira a lista completa da Time clicando aqui.