A tcheca Karolina Pliskova, terceira do ranking feminino,virou sobre a grande zebra em Roland Garros, a paraguaia Veronica Cepede Roig, 97ª da WTA, e se garantiu nas quartas de final do Slam parisiense se colocando a duas vitórias de assumir o número 1.
Pliskova precisou de 1h51 pra fechar o placar em 2/6 6/3 6/4 tendo convertido quatro aces a dois de Cepede, que cometeu 30 erros não-forçados contra 35 da tcheca, que disparou 22 bolas vencedoras contra 23 da paraguaia.
A tcheca teve um inicio de partida ruim, cometeu muitos erros e chegou a perder 4/0 no placar, mas tentou correr atrás do prejuízo. Mais experiente, manteve-se calma nos sets seguintes e conquistou quebras em momentos cruciais de definição.
Nas quartas de final, Pliskova encara a local Caroline Garcia, a quem já enfrentou quatro vezes no circuito profissional e venceu duas vezes, incluindo o último encontro válido pelo WTA Premier Mandatory de Doha este ano. Garcia, por sua vez, venceu o único duelo entre elas no saibro.
Garcia venceu o duelo contra a compatriota Alizé Cornet por 6/2 6/4.
Pliskova precisa vencer a francesa e a semifinal para somar pontos da chegada à final e assumir já na próxima segunda-feira o posto de número um do muno.