Campeãs Mundiais, a dupla brasileira formada pela carioca Joana Cortez e a paranaense Rafaella Miiller começaram com tudo no Meridiano Hotel Open de Beach Tennis e vão brigar, neste domingo, por vaga na final e pelo título na praia de Pajuçara, em Maceió (AL). O evento é o maior da história no esporte no estado de Alagoas distribuindo US$ 10 mil e com pontos valiosos para o ranking mundial.
Miiller e Joana, única dupla de fora da Itália a vencer o Mundial disputado em Cervia, na Itália, derrotaram a parceria formada pelas brasileiras Débora Amaro e Rachel de Sousa por um duplo 6/1: "Foi uma boa partida, primeira vez que jogamos aqui, quadra pesada, clima úmido, a bola e o jogo ficam mais lentos", afirmou a paranaense Miiller, radicada em Balneário Camboriú (SC).
As vice-líderes do ranking duelam contra Flávia Muniz e Nathália Font, cabeças de chave 3 que derrotaram por 6/1 6/0 a dupla de Lorena Melo e Julia Florito. As duas duplas fizeram a final em Niterói (RJ) com triunfo da dupla Cortez/Miiller, virando duelo de 3/5 abaixo no primeiro set: "Será um jogo difícil, elas defendem muito bem, a bola volta bastante, dupla vem confiante com bons resultados, mas vamos em busca de vaga na final", seguiu Rafaella.
Já Muniz destacou a confiança do bom desempenho com sua parceira: "Estamos jogando bem há um ano, sempre com semi e final, em Niterói emplacamos nossa maior vitória contra uma dupla italiana top 4 do mundo (Eva D´Elia e Beronica Visani). Estamos bem confiantes, tivemos 4/2, 5/3 e 40/15 no primeiro set na final contra a Rafa e Joana, mas perdemos (7/5 6/1), já conversamos sobre o que deu errado para acertar para este novo encontro. A quadra pesada favorece nosso estilo de mais regularidade. Vamos em busca de vaga na final", disse Muniz, 18ª do mundo.
A outra semifinal será entre a tcheca Barbora Jilkova e a brasileira Patrícia Lampert e a segunda dupla favorita da carioca Samantha Barijan e a paranaense Marcela Vita. Jilkova e Lampert derrotaram a chilena Maria Orellana e a brasileira Mariana Junqueira por 6/4 7/5 enquanto que Barijan/Vita passou por Júlia Florio e Isabela Garrido por 6/1 6/3.
Maior campeão do esporte, com mais de 150 títulos, o italiano Alex Mingozzi e o brasileiro que derrotou Roger Federer no tênis em um dos maiores eventos juvenis do mundo, Márcio Petrone, largaram com tudo a parceria que joga junta pela primeira vez. Eles estrearam com vitória sobre os cabeças de chave 4 , os brasileiros Luiz Gimpel e Tiago Tavares por 7/5 6/0 e depois passaram pelo alagoano Eurico Cahu e o potiguar Renato Vilar por 6/1 6/0 - Cahu foi o primeiro alagoano a disputar um evento desta categoria no Beach Tennis e emplacou uma vitória na chave principal contra João Wiesinger e José Santos por 6/1 7/6.
Mingozzi, ex-número 1 do mundo e atual 26º colocado, destacou a afinidade com o parceiro cearense e que é o único brasileiro junto com Gustavo Kuerten a ter no currículo uma vitória sobre Federer: "Primeira vez que jogamos juntos, dei aulas para ele em Fortaleza. A chave é que somos amigos, conversamos muito, acertamos detalhes. Ele está sacando muito bem. A dupla para início de parceria está muito boa", apontou Mingozzi que junto com Márcio enfrenta a dupla vencedora do jogo entre a parceria cabeça de chave 1 formada por Marcus Ferreira, 12º do mundo, e Thales Santos, 10º, e a dupla de Fausto Moreira e Daniel Schmitt. Os dois empatavam em 6/4 3/6 2/2 e interromperam o duelo por falta de luz natural.
A outra semifinal será jogada entre o paraibano Aírton Rodrigues e o gaúcho Vinicius Chaparro, que marcaram um duplo 6/4 nos santistas Pedro Esteves e Raffael Agulha, e a parceria formada por Ralf Abreu e Diogo Carneiro, cabeças de chave 2 que superaram Ricardo Barone e Lucas Sousa com parciais de 7/5 6/1: "Não entramos muito bem, saquei em 5/4 para o primeiro set, errei alguns saques, eles voltaram, mas conseguimos jogar melhor no segundo set", avaliou o jovem Carneiro, de 21 anos.
Abreu e Carneiro vão disputar pela primeira vez o Mundial pela Seleção Brasileira que ocorre em julho em Moscou, na Rússia. Eles foram campeões em João Pessoa (PB), Balneário Camboriú (SC) e vice-campeões em Niterói (RJ), etapas do circuito mundial. No fim do ano passado foram campeões do Pan-Americano.
"Estamos bem confiantes, vindo de excelentes resultados, tudo fruto do trabalho forte que estamos fazendo. Estamos muito felizes com a convocação, estamos tendo esses resultados em um timing muito bom justo perto da convocação e vamos com tudo representar o Brasil em busca desse título", seguiu Diogo.
O domingo terá as semifinais do feminino começando às 9h, em seguida as semis do masculino. As decisões estão previstas para não antes das 11h30 entre as mulheres e a seguir a do masculino.
Jovem talento alagoano perde na Dupla Masculina - Jovem talento alagoano, Pedro Consiglio, de 13 anos, pré-convocado para o Mundial Sub 14 na Rússia pelo capitão Narck Rodrigues, caiu na primeira fase na categoria B ao lado do pai Jorge Consiglio. Pedro sai do torneio com o título de Dupla Mista ao lado de Neuza Nogueira. Ele receberá a premiação neste domingo.
Ao todo são 155 atletas de 12 estados brasileiros e quatro países diferentes (Brasil, Chile, Itália e República Tcheca) sendo 27 duplas (18 no masculino e nove no feminino) no Profissional buscando preciosos 80 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis. O torneio tem 8 jogadores no top 20 mundial do ranking.
Resultados:
Quartas de Final
(2) Ralff Abreu/Diogo Carneiro 2x0 Ricardo Barone/Lucas Sousa 7/5 6/1
(3) Vinicius Chaparro/Aírton Rodrigues 2x0 Raffael Agulha/Pedro Esteves 6/4 6/4
Alex Mingozzi/Márcio Petrone (ITA/BRA) 2x0 Eurico Neto/Renato Vilar (BRA) 6/1 6/0
(1) Thales Santos/Marcus Ferreira empatam com Daniel Schmitt/Fausto Moreira por 6/4 3/6 2/2 - Continuação neste domingo
Oitavas de Final
(1) Marcus Ferreira/Thales Santos 2x0 Luiz Olivieri/Alex Zaratini 6/2 6/2
(2) Ralf Abreu/Diogo Carneiro 2x0 Jonas Barreto/Lucas Barreto 6/1 6/2
(3) Vinicius Chaparro/Aírton Rodrigues 2x1 Gabriel Nobrega/Antonio Vollmer 6/0 1/6 6/1
Alex Mingozzi/Márcio Petrone (ITA/BRA) 2x0 (4) Luiz Gimpel/Tiago Tavares (BRA) 7/5 6/0
Raffael Agulha/Pedro Esteves 2x0 Gabriel Figueira/Antonio Tremura 6/0 7/5
Eurico Lima/Renato Vilar 2x0 João Wiesinger/José Silva Santos 6/1 7/6 (3)
Ricardo Barone/Lucas Sousa 2x0 Andre Racco/Hugo Russo 6/3 6/1
Fausto Moreira/Daniel Schmitt 2x0 Guilherme Prata/Tiago Carvalho 6/1 6/3
1ª Rodada - Masculino
Guilherme Prata/Tiago Carvalho 2x1 Adolfo Januário/Allan Oliveira 7/6 (3) 5/7 7/6 (5)
Gabriel Nobrega/Antonio Vollmer 2x0 Gabriel Coli/Ilias Sakkas 6/1 6/2
Resultados do Feminino
Quartas de Final
(1) Joana Cortez/Rafaella Miiller 2x0 Debora Amaro/Rachel de Sousa 6/1 6/1
(2) Samantha Barijan/Marcela Vita 2x0 Júlia Nogueira/Isabela Garrido 6/1 6/3
(3) Nathália Font/Flávia Muniz 2x0 Julia Florito/Lorena Melo 6/1 6/0
(4) Barbora Jilkova/Patrícia Lampert (CZE/BRA) 2x0 Mariana Junqueira/Maria Prellana (BRA/CHI) 6/4 7/5
1ª Rodada - Feminino
Julia Florito/Lorena Melo 2x0 Mirelle Geiger/Rachel Nunes 6/2 7/6 (7)
Programação de Domingo (21/05)
9h - Continuação jogo adiado quartas do masculino e Semifinais Duplas Feminino
A seguir as semis do Masculino
11h30 - Final Duplas Feminino
A seguir Final Dupla Masculino
Semifinais e finais das categorias A, B e C ocorrem a partir das 9h
Serviço:
Quando: 19 até 21 de Maio
Onde: Av. Dr. Antônio Gouvêia em frente ao 293 - praia de Pajuçara, Maceió - AL
Entrada Gratuita ao público
O Meridiano Hotel Open de Beach Tennis tem o patrocínio do Meridiano Hotel e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Prefeitura Municipal de Maceió, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Alagoana de Tênis.O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis e é uma realização e organização da Protenis Promoções Esportivas.