Apesar do adiamento da partida de quartas de final do Masters 1000 de Roma, na Itália, e da noite de descanso pouca coisa mudou para o argentino Juan Martín Del Potro, 34º do ranking da ATP, que seguiu dominado pelo sérvio Novak Djokovic e foi eliminado.
Leia mais:
Chuva adia duelo entre Djokovic e Del Potro por vaga na semi em Roma
Na retomada da partida com placar de 6/1 1/2 com 56 minutos de duração, Djokovic entrou sólido para finalizar a partida com placar de 6/1 6/4 em 1h31 total de jogo tendo convertido quatro aces contra quatro do argentino, que venceu 63% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento do sérvio.
O jogo foi retomado com Djokovic confirmando seu saque com tranquilidade e conquistando a quebra na sequência no quinto game. No sexto game da segunda parcial, Del Potro pressionou, forçou igualdades, mas não teve sequer chance de quebra e viu o sérvio sustentar. Dali em diante, o argentino confirmou seus games de zero, mas não conseguiu fazer sombra ao agressivo e inspirado Djokovic.
Na semifinal em Roma, Djokovic encara o algoz de Rafael Nadal, o austríaco Dominic Thiem, a quem enfrentou e venceu por quatro vezes no circuito profissional.