Começa neste sábado, a partir das 8h, a chave de Duplas Masculina e Feminina da Copa Rio Beach Tennis, a segunda maior competição da história do esporte com a presença de 708 atletas de 12 países. O torneio com mundial, válido para o ranking da Federação Internacional de Tênis, com premiação de US$ 10 mil é disputado na praia de Piratininga, em Niterói (RJ), com entrada gratuita ao público.
O sorteio foi realizado na noite desta sexta-feira com Marco Garavini, tetracampeão mundial em 2004, 2012, 2013 e 2014, e o parceiro também italiano Luca Cramarrossa, como cabeças de chave 1. Eles esperam por uma dupla brasileira formada por Kuteer Volmer e Fausto Oliveira e a dupla Renato Vilar e Matheus Andrade: "Tenho uma dupla brasileira na estreia e uma outra na seguinte se eu vencer que pode ser o Vinicius Chaparro e Airton Rodrigues, dupla que vem jogando muito bem e crescendo", disse o jgoador que terminou três anos no topo do ranking e que afirma gostar da pressão por ser o favorito: "Não ligo, eu jogo melhor com a pressão, gosto. Perdi para o Ralff Abreu/Diogo Carneiro com muita torcida contra em João Pessoa na final semana passada, espero torcida igual aqui, mas eu gosto, coloco um sorriso no rosto e jogo meu melhor", apontou.
Cabeças de chave 2, o brasileiro Vinicius Font e o jogador de Aruba, Aksel Samardzic, respectivos sétimo e nono do mundo, enfrentam os vencedores do duelo entre os brasileiros Thiago Terrena e Guilherme Porto e a dupla do italiano Simone Omiccioli e o santista Raffael Agulha. O niteroiense Ralff Abreu e o carioca Diogo Carneiro, campeões na última semana em João Pessoa, enfrentam a parceria vencedora do baiano Antonio Tremura e o santista Pedro Esteves e a dupla dos chilenos Marcelo Guzman e Matias Sepulveda. Abreu e Carneiro são também os atuais campeões Pan-Americanos.
Maior campeão da história do esporte com mais de 150 títulos, o italiano Alex Mingozzi, de 35 anos, e o jovem Teo Casadei, de 23, esperam pelos vencedores dos brasileiros Hugo Prazeres/Miguel Duque de Souza e a parceria de Daniel Schmitt/João Moraes.
No feminino a dupla favorita será a atual campeã mundial formada pela carioca Joana Cortez, quarta do mundo, e a catarinense Rafaella Miiller, sexta do ranking. As únicas não-italianas vencedoras do Mundial enfrentam as vencedoras do duelo entre as brasileiras Kelly Silva e Talita de Siqueira e Luciana Carelli e Monica Buchele. Nas quartas de final elas podem cruzar com Samantha Barijan,ex-parceira de Joana - as duas ocuparam o topo do ranking - e a paranaense Marcela Vita. Barijan e Vita, quinta melhor dupla do evento, espera por Luciene Sapienza/Janaína Sapienza e Isabella Garrido/Julia Nogueira.
"Torneio grande assim temos que entrar preparadas desde o começo. Se ganharmos a primeira pegamos a Joana Cortez/Rafaella Miller nas quartas mais uma vez, enfrentamos elas recentemente em Gran Canaria, na Espanha, perdemos. Já joguei mista hoje, me ambientei, o clima está perfeito sem sol forte, sem vento, serão jogos que vão depender da tática, técnica e muito mental também. O torneio muito bem estruturado, o nível está forte, os eventos este ano estão cada vez com o nível maior. Vamos entrar firmes para buscar uma boa campanha", disse Barijan.
Três duplas brasileiras e uma italiana garantem vaga na chave principal - Mais três duplas do Brasil e uma da Itália garantiram vaga na chave principal do masculino e feminino de Duplas. Entre os homens,os brasileirnses Lucas Sant´anna/Gustavo Ribeiro derrotaram Gustavo Russo e Hugo Russo por 6/1 7/6: "É uma emoção muito grande, esse quali estava muito forte mesmo", disse Gustavo que ao lado de Lucas jogará pela segunda vez um evento do mais alto nível do circuito: "Atuamos em Aruba, fizemos segunda rodada, estamos viajando pouco, muitos compromissos, mas estamos começando a jogar bem e vamos com tudo para tentar uma boa campanha na chave", seguiu Sant´Anna.
Os italianos Matthia Foschi e Filippo Corradin derrotaram os brasileiros Matheus Locatelli/José Augusto Francisco por 6/2 7/6 (9/7) em final emocionante. Os italianos abriram 5/2, mas a dupla brasileira empatou, levou ao tie-break e após muita disputa e no detalhes os europeus levaram a melhor e ficaram com a segunda vaga: "Foi duro no final, eles cresceram no jogo, a torcida fez barulho, ganhamos no detalhe. É minha primeira vez aqui no Brasil a do meu parceiro a segunda, estamos gostando. Nossas expectativas são boas para o torneio", disse Filippo.
No feminino mais duas parcerias nacionais se garantiram. Caroline Vittal/Raquel Iotti venceram de virada Ana Paula Credidio/Thais Slobach por 4/6 6/1 10/6 e Thalita Silva/Kelly Siqueira superaram Renata Camargo/Isadora Simões por 4/6 6/3 12/10.
Lorena Melo e Gabriel Figueira surpreendem favoritos e ficam o título na Dupla Mista - A dupla brasileira formada por Lorena Melo e Gabriel Figueira surpreendeu a parceria cabeça de chave número 1 formada por Vinícius Font, melhor do país, e Samantha Barijan, terceira melhor do Brasil, na semifinal e derrotou dupla chilena formada por Maria Orellana e Marcelo Guzman por 8/2 para ficar com o título: "Estamos muito felizes, fizemos um jogo muito estratégico contra o Vini/Samantha e jogamos muito bem também na final", comemorou a jogadora atual 128ª do ranking mundial.
A Copa Rio Beach Tennis tem 38 quadras com uma quadra central com iluminação e só perde em tamanho para o torneio de novembro de Aruba, no Caribe, que tem 1,2 mil atletas. São atletas de 12 países (Brasil, Argentina, Chile, Itália, Alemanha, França, República Tcheca, Rússia, Japão, Holanda, Aruba e Venezuela).
São ao todo e nove dos dez melhores do ranking no masculino e feminino na disputa (Marco Garavini/ITA, 6º, Vinicius Font/BRA, 7 º, Luca Cramarossa/ITA, 8º, Aksel Samardzic/ARU, 9º, Thales Santos/BRA, 10º, no feminino Eva D´Elia/ITA, 3ª, Joana Cortez/BRA, 4ª, Rafaella Miiller/BRA, 6ª, Patrícia Diaz/VEN, 9ª).
Serão também oito jogadores e jogadoras que já lideraram o ranking mundial. Marco Garavini, no brasileiro Vinícius Font, único não-italiano a liderar o ranking, e Alex Mingozzi no masculino. No feminino as brasileiras Joana Cortez e Samantha Barijan, além da alemã Maraike Bigilmaier e a venezuelana Patricia Diaz.
Contando Profissionais e Amadores a Copa Rio Beach Tennis tem jogadores de 17 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO) e 60 cidades brasileiras.
O torneio contará com cinco quadras iluminadas com jogos noturnos, uma quadra central com arquibancada, shows musicais todos os dias, DJ, painel de LED com o placar eletrônico, festival de Food Truck além de um treinamento oficial da Seleção Brasileira de Beach Tennis comandado pelo capitão Narck Rodrigues.
Luiz Carlos de Freitas Gallo , secretário de Esporte e Lazer do Município de Niterói, destacou a importância do evento: "Niterói já tem como característica ser um celeiro de craques. Eventos esportivos são importantes, pois além de projetarem a cidade internacionalmente geram impacto econômico positivo para o município e atraem os olhos para a descobertas de novos talentos. Por isso estamos incentivando projetos que envolvam esportes como Caça Talentos que estimula os jovens ao esporte e o Motivação que são diversas modalidades a cada último final de semana do mês dos bairros. Então, os eventos estão ai e isso é muito bom".
Confira a Programação da Copa Rio Beach Tennis:
Sábado (06/05) - a partir das 8h - Rodadas iniciais de Duplas Masculino e Feminino Profissionais mais Categorias Amadoras A, B e C
Domingo (07/05) - a partir das 9h - Semis e Finais Duplas Masculino e Feminino Profissionais mais Categorias Amadoras A, B e C e + 40, + 50
Qualifying Profissional
1ª Rodada - Masculino
Matheus Locatelli/José Augusto Francisco (BRA) 2x0 Pedro Basilo/Eduardo Cavalcanti (BRA) 6/1 6/3
Leonardo Castro/Pedro Silva (BRA) 2x0 André Racco/Matheus Bueno (BRA) 6/2 6/2
Matthia Foschi/Filippo Corradini (ITA) 2x0 Gabriel Spindola/Frederico Lundgren (BRA) 6/4 6/2
Icaro Leal/Daniel Candido (BRA) 2x0 Rodrigo Petersen/Rodrigo Perez (BRA) 6/2 6/4
Gustavo Russo/Hugo Russo (BRA) 2x0 Camilo Hissa/Rogério Machado (BRA) 6/2 6/0
Márcio Amaral/Mário Constanzi (BRA) 2x1 Gustavo Freitas/Julio Cesar Moraes (BRA) 6/0 5/7 10/7
Tiago Carvalho/Leonardo Bridi (BRA) 2x0 Heron Medeiros/Diogo Pedroso (BRA) 6/4 6/2
Lucas Sant´anna/Gustavo Ribeiro (BRA) 2x0 João Lauro Carneiro/Lucas Vieira (BRA) 7/6 (7/4) 7/5
2ª Rodada - Masculino
Matheus Locatelli/José Augusto Francisco (BRA) 2x1 Leonardo Castro/Pedro Silva (BRA) 4/6 6/2 10/3
Matthia Foschi/Filippo Corradini (ITA) 2x0 Tiago Carvalho/Leonardo Bridi (BRA) 6/1 6/1
Lucas Sant´anna/Gustavo Ribeiro (BRA) 2x0 Icaro Leal/Daniel Candido (BRA) 6/1 6/2
Gustavo Russo/Hugo Russo (BRA) 2x0 Márcio Amaral/Mário Constanzi (BRA) 6/0 6/1
Rodada Final
Gustavo Russo/Hugo Russo (BRA) 2x0 Lucas Sant´anna/Gustavo Ribeiro (BRA) 6/1 7/6
Matthia Foschi/Filippo Corradini (ITA) 2x0 Matheus Locatelli/José Augusto Francisco (BRA) 6/2 7/6 (9/7)
Rodada Final - Feminino
Caroline Vittal/Raquel Iotti (BRA) 2x1 Ana Paula Credidio/Thais Slobach (BRA) 4/6 6/1 10/6
Thalita Silva/Kelly Siqueira (BRA) 2x1 Renata Camargo/Isadora Simões (BRA) 4/6 6/3 12/10
Confira as chaves de Duplas Masculino e Feminino no Facebook oficial da Copa Rio Beach Tennis
Final Dupla Mista
Lorena Melo/Gabriel Figueira (BRA) venceu Marcelo Guzman/Maria Orellana 8/2
Confira as chaves no Facebook da Copa Rio Beach Tennis pelo link https://www.facebook.com/copariobt/
A Copa Rio Beach Tennis conta com os patrocínios da Prefeitura de Niterói, Hospital de Icaraí, Tisseleah representante Rodobens, Lifeisnow, cervejaria Noi, Plaza Shopping Niterói, Dinisa e Quicksand. O evento tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.