X

Florianópolis recebe o Rendez-Vous à Roland Garros

Segunda, 06 de março 2017 às 12:46:29 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A cidade natal de Guga Kuerten, tricampeão de Roland-Garros, será o cenário para uma competição única no País, que oportuniza a tenistas juvenis brasileiros disputarem uma vaga na chave principal do torneio juvenil do Aberto da França.



A terceira edição do Rendez-Vous à Roland-Garros acontece entre os dias 8 e 12 de março no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis, justamente no ano em que Guga comemora os 20 anos da primeira conquista em Paris.

O Rendez-Vous à Roland-Garros é um torneio realizado pela Federação Francesa de Tênis em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e possui disputas iguais em outros cinco países: China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão. Os vencedores de cada um dos seis países, na categoria feminina e masculina, vão a Paris com despesas pagas para se enfrentarem. Os grandes vencedores das finais entre as nações fatura uma vaga direta na chave principal do torneio juvenil de Roland-Garros.

“Nas duas edições em que o Brasil esteve presente os vencedores das finais foram brasileiros: Gabriel Décamps, em 2015, e Rafael Wagner, em 2016. É uma oportunidade única para a nossa categoria de base ter chances de participar de um grand slam, que é o mais importante evento de tênis do ano em termos de pontos no ranking mundial, de tradição, de atenção do público e de valor da premiação”, explica Rafael Westrupp, presidente eleito da Confederação Brasileira de Tênis.

“O torneio foi muito importante para a minha carreira. É um torneio justo e importante para achar novos talentos. Gostaria de agradecer e parabenizar a CBT e a FFT pela iniciativa”, fala Rafael Wagner, vencedor da final das nações em 2016.

Já Gabriel Decamps, após vencer a Final das Nações do Rendez-vous à Roland-Garros, em 2015, ganhou uma motivação extra e deslanchou sua carreira chegando a Top 15 do ranking mundial juvenil (ITF).

Neste ano foi criado, pela primeira vez, para a classificação, o “Road to Rendez-Vous à Roland-Garros”, com os rankings do Circuito Centro-Oeste, Circuito Paulista, Circuito Rota do Sul, Circuito Sudeste e Circuito Sul-Brasileiro. “Desta forma buscamos dar oportunidade para os tenistas de todas as regiões do País, já de olho nos novos talentos”, afirma Jorge Lacerda, presidente da CBT.

O Circuito Regional aconteceu no mês de janeiro e a disputa foi equilibrada. Tenistas de vários estados participaram em busca da liderança no ranking da categoria 18 anos, sendo que no Centro-Oeste e Rota do Sol, a classificação feminina se deu pelo ranking de 16 anos. Os rankings contaram apenas os resultados de simples de cada torneio e no Sudeste foi usada a pontuação de duplas para desempate.

No Centro-Oeste se classificaram dois tenistas brasilienses: Paulo Santos e Bruna Sampaio. Vai ser bem legal disputar em Floripa porque tem bons jogadores, os melhores do Brasil estarão lá, vai ser uma boa experiência”, declara Paulo Santos.

No Circuito Paulista, Pedro Cordeiro e Ana Paula Melilo terminaram as quatro etapas entre os líderes de seus respectivos rankings e também garantiram a vaga em Florianópolis. “Tive bons resultados e esse era o objetivo, ir bem e conseguir a vaga do Circuito Paulista para o Rendez-Vous à Roland-Garros, que é um torneio muito importante, em que você tem a chance de jogar com os melhores do país e, o melhor, tem a oportunidade de disputar uma vaga lá na França por Roland-Garros”, afirma Pedro Cordeiro.

Dois tenistas de São Paulo acabaram superando atletas locais no Circuito Rota do Sol: Alberto Mello e Maria Paula Barrento. Já no Circuito Sudeste os classificados foram os cariocas Rodrigo Rattes e Isabela Mercante.

A última disputa finalizada foi no Circuito Sul-Brasileiro, o maior em número de etapas, com o total de seis disputadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Os vencedores foram dois paranaenses, Kathleen Percegona e Victor Castro. Para Kathleen esta será a terceira oportunidade de disputar a competição. Ela esteve presente nas duas edições anteriores, realizadas em São Paulo. “É um torneio muito bom, tem uma estrutura muito boa e estou muito feliz de estar participando de novo”, conclui a paranaense.

As inscrições para Rendez-Vous à Roland-Garros em Florianópolis já estão abertas com valor de R$ 140 e se encerram no dia 6 de março. A prioridade de entrada é dos cinco campeões dos circuitos regionais, além dos dez melhores colocados pelo ranking mundial juvenil ITF entre aqueles que efetuarem a inscrição. Para se inscrever, é só acessar a páginawww.tenisintegrado.com.br, lembrando que a inscrição é válida apenas para quem tem ranking ITF e após o pagamento do boleto gerado pelo sistema Tênis Integrado da CBT. São 16 vagas para cada categoria: 18 Anos Masculino e 18 Anos Feminino, sendo que 10 entram pelo melhor ranking inscrito, 5 pela vitória nos circuitos regionais e 1 através de Wild Card oferecido pela organização do torneio.

O Rendez-Vous à Roland-Garros no Brasil é uma realização da parceria entre a Federação Francesa de Tênis (FFT) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O torneio faz parte de uma parceria fechada entre a Federação Francesa de Tênis e a Confederação Brasileira de Tênis, na gestão de Jorge Lacerda, que se estende à troca de "know-how" visando o desenvolvimento do tênis brasileiro, a capacitação dos departamentos e de informações como o modelo de atuação da FFT junto às federações e clubes franceses.

"Fizemos um compromisso de longo prazo e solene para fomentar e incentivar talentos do Brasil. A última edição mostrou que o país tem um enorme potencial na categoria juniores e esperamos que este ano não seja diferente, especialmente na cidade do Guga. Este ano nós adicionamos uma outra oportunidade com a inclusão dos qualificados nos torneios regionais em todo o país, permitindo que mais jogadores possam competir por esta oportunidade de ouro", fala Sam Primaut, FFT, Diretor de Desenvolvimento.

banner
banner