O encontro histórico entre o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal da final do Australian Open neste domingo registrou a maior audiência de uma rede de canais esportivos na Europa com um público superior a 20 milhões e meio de pessoas.
A Eurosport, detentora exclusiva na Europa em TVs por assinatura, da retransmissão do Australian Open, registrou o maior índice de audiência de sua história durante a final masculina do torneio. Em média, o canal teve 27% de share (representatividade comercial) em cada um dos países em que tem sinal.
Em países como Portugal, Suécia e Espanha, o alcance foi de 30% do total de TVs ligadas no momento da partida em share.
Na terra de Rafael Nadal, além da Eurosport, o público teve a opção de assistir ao jogo pelo canal DMAX, da cadeia Discovery, de maneira gratuita. Apenas nesse sinal, o canal espanhol foi ainda líder absoluto de audiência no domingo com 17% de share. A final na Austrália perde na DMAX em audiência para a final de 2014 em Roland Garros, onde mais 2 milhões e 100 mil espanhóis acompanharam o jogo, indicando a maior audiência da história do canal, com 15,8% de share.
Na Espanha, os órgãos responsáveis calculam que juntos, em transmissões ao vivo, Eurosports e DMAX somou 5 milhões e 700 mil pessoas, em todo o torneio.