O espanhol Rafael Nadal foi protagonista de uma final incrível no Australian Open contra o suíço Roger Federer. Apesar da derrota, Nadal disse estar otimista e feliz por estar jogando um tênis em alto nível novamente e espera poder repetir bons resultados.
“Foi uma partida incrível, lutei muito para tentar ficar com o troféu e sei que tive minhas chances”, comentou Nadal. “Mas após eu ter a quebra no quinto set ele jogou de forma muito agressiva e muito sólida. Ficou complicado de manter o saque sempre. Tive chances de manter o saque e talvez isso tivesse feito toda a diferença”.
Claramente satisfeito com o resultado desde seu discurso ainda em quadra, Nadal falou sobre o que significa para ele estar de volta à esse nível de jogo.
“Joguei um tênis de qualidade durante todo o mês, é incrível poder fazer isso novamente”, comentou. Meu único objetivo é seguir melhorando. Acredito que se mantiver meu corpo nas melhores condições terei um grande ano. Tive uma grande recuperação após a semifinal então sei que está tudo bem e espero que siga assim”.
“Não posso prever o futuro, só sei que estou jogando bem e trabalhando duro para seguir como estou, sei que se eu seguir esse caminho coisas boas podem acontecer, tanto nessa superfície como no saibro. Se eu puder jogar dessa forma, vencendo partidas e me recuperando bem como fiz, no saibro isso tudo funcionará ainda melhor. Sei que posso manter esse sucesso nas quadras rápidas, mas tudo para mim é mais especial no saibro”.
Além da boa forma, a recuperação da confiança foi vital para o resultado. De acordo com o espanhol, as vitórias que conquistou desde o início do mês para cá foram vitais para que o mesmo recuperasse a boa forma.
“Sinto uma grande satisfação pessoal neste momento. Eu queria vencer, mas não estou triste com o que aconteceu. Fiz tudo o que pude, trabalhei muito duro nos últimos meses. A verdade é que eu amei este torneio. Tive grandes vitórias contra os maiores do mundo e isso é o importante para mim, é isso que me dá confiança para seguir jogando”.
Por fim, Nadal falou sobre a real importância da partida para cada um deles. O espanhol jogava pelo 15º título de Slam, Federer pelo 18º.
“No fim do dia é apenas outro título. Há um vencedor e um perdedor. Neste tipo de partida, qualquer um pode vencer e eu mesmo venci muitas contra ele. Hoje ele venceu. Não é nada além de mais um título importante para ele, e duas grandes semanas para mim, mesmo que eu não tenha saído campeão. A única coisa que posso fazer é parabeniza-lo e voltar para casa com sentimentos positivos”.