Em uma grande batalha, característica do clássico, Roger Federer, número 17 do mundo, se tornou pentacampeão do Australian Open na manhã deste domingo ao bater seu maior rival, Rafael Nadal. O suíço venceu o duelo nervoso no quinto set.
Leia Mais:
Federer retorna ao top 10. Nadal será o sexto
O natural a Basileia precisou de 3h37min para marcar 3 sets a 2 diante do tenista de Manacor, nono do ranking, com parciais de 6/4 3/6 6/1 3/6 6/3 na Rod Laver Arena.
Federer, que estava parado há seis meses por lesão no joelho e fez seu primeiro torneio oficial no retorno, encerra jejum de quatro anos e meio e volta a vencer um Grand Slam (último em Wimbledon 2012) e levanta seu 18º troféu de Major onde é o recordista de conquistas.
Ele vence pela primeira vez na Austrália desde 2010. Ele faturou canecos também em 2007, 2006 e 2004.
Nadal, por sua vez, perde a terceira final na Austrália em quatro decisões e a chance de igualar Rod Laver que foi o último a ganhar pelo menos duas vezes todos os maiores eventos do mundo. Rafa foi campeão em 2009 e vice em 2012 e 2014.
O Jogo
O primeiro set foi muito equilibrado com os dois firmes no saque e sem dar brechas. No único break-point de toda a parcial, Federer forçou o erro de Nadal no sétimo game e rompeu o serviço do espanhol. O suíço sustentou o saque e, com um ace, fechou o 1º set por 6/4.
Na segunda etapa, Roger entrou desligado e rapidamente Rafa abriu 4/0 com duas quebras. O suíço esboçou uma reação, devolveu uma das quebras diminuindo para 4/2, mas Nadal sustentou o serviço e fechou por 6/3 empatando o jogo.
Federer começou pressionado no 3º set, salvando três break-points, todos com ace. No game seguinte, o suíço deu o bote e quebrou o espanhol, abrindo 3/0 em seguida. Confiante, Roger voltou a quebrar o espanhol no sexto game, abriu 5/1 e fechou por 6/1 com voleio preciso junto à rede.
No quarto set Nadal teve a quebra já no terceiro game, abrindo 2/1. Nadal ainda teve nova quebra no quinto game após um ponto extremamente disputado em que os dois deram tudo de si. Federer pressionou o espanhol, que se salvou muito bem com ótimos serviços e administrou o jogo até fechar em 6/3.
Nadal abriu o quinto set já quebrando o saque de Federer e colocando uma vantagem de 2/0 sobre o suíço. No sexto game a pressão do suíço surtiu efeito e ele devolveu a quebra empatando em 3/3. Nadal lutou muito, buscou jogo, mas não conseguiu evitar uma nova quebra no oitavo game, permitindo que Federer abrisse 5/3. Na hora de sacar para o jogo, o suíço se viu em 15/40, buscou a virada com dois aces, jogou seu melhor tênis até que, por fim, encaixou um winner de forehand de direita na cruzada para conquistar seu 5º título Australian Open e seu 18º título de Grand Slam.