O espanhol Rafael Nadal marcou sua vaga na final do Australian Open, pela quarta vez em sua carreira, e vai decidir um Slam pela 9ª vez contra Roger Federer. Nessa mistura de emoções, o dono de 14 títulos de Grand Slam compartilhou seus pensamentos em entrevista após a partida de semifinal.
“Grigor foi incrível, eu também fiz uma grande partida, apresentamos um tênis impecável esta noite”, pontuou Nadal. “Para mim é incrível voltar à uma final aqui na Austrália, sinto amor das pessoas aqui, é muita energia positiva”.
“Me considero muito sortudo por ter feito parte dessa partida. Chegou um momento no quinto set que eu disse a mim mesmo ‘estou dando meu melhor, se eu perder sei que fiz o que pude’. Grigor também merecia”, assentiu o espanhol. “Creio que nós dois merecíamos estar na final, foi uma grande partida. Me sinto sortudo e muito feliz por ter saído vitorioso”.
Finalmente, após os comentários sobre a partida, Nadal falou sobre o que todos queriam ouvir: seu duelo de número 35 contra o suíço Roger Federer, na final do próximo domingo.
“É sempre especial jogar com Roger novamente em uma final de Slam, não posso mentir”, comentou o espanhol. “É grande, é empolgante para mim, para nós dois, que ainda possamos lugar por eventos importantes como este. É muito especial. Além do mais, é uma final, é algo muito importante para nós dois. Espero estar pronto para competir em meu melhor nível”.
O espanhol ainda foi indagado sobre o peso que o retrospecto de 23 vitórias e 11 derrotas contra o suíço teria na próxima partida, fato que o mesmo tratou de minimizar instantaneamente.
“É uma partida diferente em um momento diferente para nós dois. Creio que seja algo completamente diferente do que aconteceu nas outras três vezes aqui”, comentou. “É especial. Não estivemos nessa situação há algum tempo já, então isso por si só já torna a partida completamente diferente. Eu não penso no passado, penso que vencerá quem jogar melhor”.
Por fim, o espanhol comentou sobre sua visão à respeito da rivalidade com o suíço, tanto para si quanto para o esporte. “É algo incrível para mim e acho que para o tênis também. A combinação de dois estilos diferentes de jogo deixa tudo ainda mais especial. Nós dois temos formas diferentes de jogar e obtivemos muito sucesso em nossos estilos. Acho que essa rivalidade vai muito além do tênis, pessoas de fora do esporte também falam muito dos nossos jogos. É muito bom estarmos de volta aqui”.