O espanhol Rafael Nadal, campeão da edição 2009 do torneio, confirmou sua presença nas quartas de final do torneio australiano ao vencer o francês Gael Monfils por 6/3 6/3 4/6 6/4. A partida teve 2h55 de duração.
Leia Mais:
Nadal retorna às quartas de um Slam após quase dois anos
Na próxima rodada o espanhol terá pela frente o canadense Milos Raonic, que vem de vitória por 7/6(6) 3/6 6/4 6/1 sobre o também espanhol Roberto Bautista Agut. Nadal lidera o confronto direto com 6 vitórias em 8 duelos, tendo o último sido no ATP de Brisbane esse ano com vitória do canadense.
Nadal conquistou a primeira quebra da partida logo no segundo game e rapidamente abriu 4/1. Monfils não conseguiu fazer frente aos games de saque do espanhol e conseguiu apenas manter seu serviço até que Nadal sacasse e fechasse o primeiro set em 6/3.
O segundo set já começou com uma quebra à favor do espanhol. Monfils lutou e conseguiu devolver a quebra já no sexto game, empatando em 3/3. Logo em seguida Nadal voltou a quebrar o francês e teve uma nova quebra em seguida, fechando o segundo set também em 6/3.
Com a vantagem em mãos, Nadal reduziu seu ritmo e acabou por dar jogo ao francês. Monfils, por sua vez, começou a jogar melhor estando atrás no placar. A parcial seguiu empatada até o nono game, quando Monfils se aproveitou de erros de Nadal e conquistou a quebra, confirmando em seguida para vencer o set em 6/4.
A partida tomou uma cara diferente no quarto set, quando Monfils pulou na frente no quinto game ao levar sorte numa bola que bateu na rede e caiu na quadra do espanhol, dando a quebra ao francês. Nadal correu atrás e conseguiu devolver a quebra jogando de forma quase impecável no oitavo game. Em seguida o espanhol voltou a quebrar no décimo game e fechou o set em 6/4, liquidando a partida.