Semifinalista na edição passada do Australian Open, a britânica, décima do ranking da WTA, Johanna Konta, dominou a russa Ekaterina Makarova pelas oitavas de final do Slam australiano, desafia a hexacampeã Serena Williams e se diz honrada.
Em uma partida com 1h08 de duração e uma performance segundo a própria britânica "acima" do tênis jogado pela adversária, fechou o placar em 6/1 6/4 tendo disparado nove aces contra um de Makarova, que cometeu 20 erros não-forçados contra 12 de Konta, que bateu 21 bolas vencedoras contra 12 de Makarova.
Ao finalizar a partida, Konta concedeu como de praxe entrevista em quadra, disse sentir-se muito bem diante da torcida australiana para jogar tênis e agradeceu o apoio.
A britânica, que alcançou sua quarta vitória em quatro confrontos contra Makarova comentou a partida: "Concordo. Entrei em quadra jogando em um nível mais elevado que ela, mas sabemos que ela é capaz de virar esse tipo de jogo. Ela dificultou as coisas pra mim, realmente. O segundo set foi uma partida diferente, a partir das coisas que ela impôs contra mim, alongando bolas e lutando ao me pressionar. Eu tive que seguir acreditando em mim e lutando. Adorei estar em quadra e por sorte o jogo não foi tão longo".
Ao ser perguntada sobre sua próxima adversária, a norte-americana Serena Williams, dona de seis troféus em Melbourne, e a quem nunca enfrentou, Konta declarou: "Acredite vocês ou não, isso soa como uma experiência incrível para mim. Ela é uma das jogadoras que seguem jogando e que eu cresci assistindo-as jogar, quando eu era uma jovem jogadora sonhando em ser profissional. Honestamente é uma grande honra e tenho certeza que será legal estar contra ela".
A britânica concordou que será um jogo difícil, mas pontuou que todas estão ali para competir e dar seu melhor. "Vou tentar aproveitar a chance de estar jogando aqui. Vou aproveitar o momento de enfrentar alguém como Serena Williams. Vou curtir tudo e lutar", finalizou.