Em um jogo espetacular, um dos melhores do torneio até aqui, Rafael Nadal, número nove do mundo e dono de 14 Grand Slams, uniu forças para virar batalha de cinco sets contra o jovem talentoso Alexander Zverev, de 19 anos, 24º do mundo.
Leia Mais:
Nadal celebra fim da síndrome do 5º set e destaca confiança
Zverev aponta cãibras como motivo para derrota contra Nadal
Neste sábado, o campeão de 2009 e vice em 2014 derrotou o ex-número 1 do mundo juvenil por 3 sets a 2 com parciais de 4/6 6/3 6/7 (7/5) 6/3 6/2 após 4h05min na Rod Laver Arena, a principal quadra do primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open.
Este foi o segundo embate entre os dois e a segunda partida apertada. Em Indian Wells, nos Estados Unidos, ano passado, Zverev também deu uma canseira e esteve bem perto da vitória.
Rafa vai enfrentar o francês Gael Monfils, sexto colocado, que passou pelo alemão Philipp Kohlschreiber por 6/3 7/6 (7/1) 6/4 em menos de duas horas. O natural de Manacor vai tentar vaga nas quartas de um Slam pela primeira vez desde Roland Garros em 2015. Ele lidera por 12 a 2 os embates contra Gael. Levou a melhor nas quatro últimas.
O jogo
Nadal entrou frio em quadra, Zverev quebrou no primeiro game, depois sacou muito e sustentou a quebra até o fim para marcar 6/4. Na etapa seguinte foi diferente, o espanhol jogou muito, não cedeu break-point, quebrou no quarto game num game do ruim do alemão, fez 4/1 e sustentou até o fim. O terceiro foi marcado por muito equilíbrio, nenhuma chance de quebra, os dois sacando bem. No tie-break foram ponto a ponto até um mini-break no fim para Alexander sacar firme e definir dando soco no ar em comemoração: 7/6 (7/5).
No quarto set um game ruim do alemão para iniciar deu vantagem. Nadal abriu 3/0 e manteve o serviço com dificuldades, salvando breaks até fechar por 6/3.
Na etapa final Rafa foi bem no começo, abriu 2/0 com belos pontos e agressividade, mas a luta do alemão lhe deu o empate contando com forehand fora de Nadal. No 2/2 o game decisivo, de dez minutos, chances pros dois lados perdidas até Nadal aproveitar a sua. As trocas longas e disputa derrubaram fisicamente Zverev que teve cãibras, dores, pediu atendimento. Ele seguiu lutando, mas a velocidade não era a mesma. Nadal rompeu de novo e fechou por 6/2 para o delírio da torcida em Melbourne.
Confira uma grande jogada do espanhol: