Tio e técnico de Rafael Nadal, Toni Nadal declarou à rádio El Larguero que o planejamento do sobrinho é vencer o Aberto da Austrália e não apenas brigar por vaga na semi ou quartas de final. O jogador encara o alemão Alexander Zverev.
"Nos preparamos muito bem em dezembro para recuperar a potência que havíamos perdido. Essa foi a ideia que tivemos, tentar fazer que o forehand causasse dano e ser o golpe decisivo como nos anos anteriores. Nos treinos foi bem, vamos ver se seguimos nesse caminho".
"Creio que ele esteja bastante perto do 100%. Devido à lesão do ano passado precisou fazer uma pausa para se preparar melhor. Deveríamos até ter parado antes e foi jogar na Índia e não foi bom. Agora se encontra em bom estado".
Sobre os objetivos em Melbourne onde foi campeão em 2009 ele disse: "A ambição é ganhar. Sabemos que é complicado, não planejo chegar nas quartas ou semis. Quem está aqui tem a vontade de ganhar, evidentemente. Depois sabemos que está muito complicado, o principal é ter boas sensações, recuperar o nível e estar competitivos em toda a temporada".
A entrevista havia sido realizada antes da derrota de Novak Djokovic e por isso Toni comentou sobre o sérvio e Andy Murray que joga a terceira fase: "Deveria dizer que sim pois sou seu treinador, agora não gosto de me enganar, neste piso eles estão um pouco acima, mas se Rafa jogar como vem fazendo nos treinos não ficará muito longe. E em qualquer partida pode acontecer qualquer coisa".