X

Federer perde set contra ex-top 10, mas vence na estreia do Australian Open

Segunda, 16 de janeiro 2017 às 10:51:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Quatro vezes campeão do Australian Open, Roger Federer, número 17 do mundo, não teve vida muito fácil nesta segunda-feira e precisou jogar quatro sets para bater o qualifier e 300º colocado, o austríaco Jurgen Melzer, que já foi top 10.



O suíço de 35 anos, que não jogava um torneio oficial desde Wimbledon em julho, precisou de 2h05min para derrotar o canhoto da mesma idade com parciais de 7/5 3/6 6/2 6/2 na Rod Laver Arena, a quadra mais importante do torneio.

Federer, que defende a semifinal, marcou a vitória 308 em 359 disputadas em Grand Slams onde é o maior vencedor com 17 títulos. Ele enfrenta o também qualifier Noah Rubin, dos Estados Unidos, 200º colocado e de 20 anos.

Foram 19 aces, 46 bolas vencedoras e 36 erros não-forçados do suíço na partida onde quebrou sete vezes o serviço do adversário. Foi o quinto embate entre eles e a quarta vitória do natural da Basileia.

O jogo

Melzer abriu a partida com um ritmo muito forte em relação a Federer, que ainda parecia um pouco perdido no jogo. Ambos os tenistas seguiam mantendo seus games muito bem, sem dar chances ao adversário, até que no 6º game Federer tentou uma subida displicente à rede e foi quebrado com uma passada muito boa do austríaco. Após o susto da quebra, Federer assumiu uma postura diferente, devolveu a quebra no game seguinte e se tornou um jogador extremamente sólido em quadra. No 11º game o suíço voltou a conseguir uma quebra em cima de Melzer abusando das linhas e sacou em seguida fechando o set por 7/5 em 38 minutos.

Com a confiança nas alturas, o dono de 17 títulos de Grand Slam começou o segundo set quebrando o adversário e rapidamente abrindo 2/0. Mas foi a vez de Melzer crescer, forçar o jogo de Federer e devolver a quebra já no sexto game, após um backhand jogado no pé da rede pelo suíço. Com completo domínio do jogo e imprimindo um ritmo fortíssimo, Melzer voltou a quebrar o saque de Federer no oitavo game com duas passadas impecáveis de backhand, sacando em seguida e fechando o set por 6/3 em 31 minutos.

Na terceira etapa o suíço voltou a apertar o ritmo, devolveu firme com slice, forçou erros de Melzer e quebrou duas vezes para fechar por 6/2.

Na quarta parcial não foi muito diferente. Alguns games duros em seu saque salvos com o serviço e duas quebras para fechar com o mesmo placar.

 

teninews.com.br
br.jooble.org