Líder do ranking desde o fim do US Open, a alemã Angelique Kerber ostenta uma vantagem que parece confortável de 1,8 mil pontos para Serena Williams, mas para sair do Australian Open na mesma posição sem depender de ninguém precisa da final no torneio.
A alemã descarta 2000 pontos da conquista em Melbourne no ano passado enquanto que Serena desconta 1,3 mil. Se Serena faturar o caneco, chegará aos 7780 e Kerber precisaria pelo menos estar na final para ficar com 8175. Perdendo na semi a germânica terminaria o torneio com 7655.
Outra forma de Kerber perder o posto seria caindo na terceira rodada e Sererna fazendo final na competição. A única forma da americana recuperar o topo é fazendo no mínimo a decisão em Melbourne. Simona Halep tem remota chance, precisa do troféu e que Kerber caia na terceira fase e Serena até as semis.
Campeã em Sydney, a britânica Johanna Konta subiu um posto ao nono lugar.
Entre as brasileiras, Paula Gonçalves subiu dois e é a 168ª, Beatriz Haddad Maia subiu também duas posições ao 173º, e Teliana Pereira, que furou o quali no WTA de Hobart, na Austrália, subiu oito e é a 196ª.