O fato aconteceu no torneio WTA de Hobart, preparatório para o Australian Open, entre Sachia Vickery e Elise Mertens. As duas tenistas estão inscritas para o qualificatório do Grand Slam australiano nesta semana.
Após descobrir que haviam entrado no quali do torneio australiano, as duas tenistas não podiam apenas desistir antes da partida, pois isso as removeria do qualificatório. Ao invés disso, entraram em quadra e tentaram abandonar a partida o mais rápido possível. Após o primeiro game, o qual Vickery encerrou com um ace de segundo serviço, as duas tenistas chamaram o fisioterapeuta desesperadas para abandonar a partida.
Vickery teve sua panturrilha enrolada com bandagens iguais às de uma múmia para vender a história, e funcionou. Oficialmente, Mertens venceu por abandono e avançou no WTA de Hobart.
A partida foi claramente uma piada, mas fica por parte da WTA melhorar seu calendário ou incentivar as jogadoras a evitar este tipo de questão. Em termos de pontos no ranking, Vickery terá que furar o quali e vencer a primeira rodada do Australian Open para igualar ao que ela teria ganho se vencesse a partida em Hobart, mas essa análise ignora a glória, e a premiação em dinheiro, de estar em um Slam.