O vice-campeonato no WTA Finals, em Cingapura, no último final de semana, fez com que a alemã Angelique Kerber terminasse o ano pouco mais de dois mil pontos a frente da americana Serena Williams na tabela do ranking feminino da Associação das Tenistas Profissionais.
A germânica finalizou com 9080 pontos diante de 7050 de Serena. Apesar da vantagem, Kerber só garante o topo até o Australian Open onde tem dois mil a defender contra 1,3 mil da americana.
A polonesa Agnieszka Radwanska terminou em terceiro lugar com 5600 a frente da romena Simona Halep. A campeã em Cingapura, a eslovaca Dominika Cibulkova subiu três ao quinto lugar obtendo seu melhor ranking da carreira.
Vice-campeã do US Open, a tcheca Karolina Pliskova ficou em sexto seguido da espanhola Garbiñe Muguruza, da americana Madison Keys. Completam o top 10 a russa Svetlana Kuznetsova e a britânica Johanna Konta.
Ainda resta o WTA Elite Trophy em Zuhai, na China, que pode mudar algumas posições entre as 10, 15 melhores.
Número 1 do Brasil, Paula Gonçalves desceu 17 posições ao 180º posto. Teliana Pereira perdeu mais dois e é a 203ª. Beatriz Haddad Maia subiu três e ocupa o 271º lugar.