Um jogo para esquecer, assim foi a partida de quartas de final do ATP 500 de Pequim, na China, para o espanhol Rafael Nadal, quarto do ranking mundial, que jogou mal e parou no búlgaro Grigor Dimitrov, 20º, quer disputará a semifinal contra o canadense Milos Raonic.
Muito mal no saque e com dificuldades para equilibrar seus golpes com o forehand, Nadal encarou 1h33 de partida em que foi derrotado por Dimitrov pelo Placar de 6/2 6/4 tendo convertido quatro aces contra nenhum do espanhol, que cometeu 32 erros não-forçados contra 20 do búlgaro, que bateu 14 bolas vencedoras contra 16 do espanhol.
O primeiro set começou um show de horror com os dois tenistas cometendo erros no primeiro game. Nadal, salvou ai quatro breakpoints, mas não resistiu e sofreu a quebra. Na sequência, foi a vez de Dimitrov ter seu saque quebrado e os tenistas inverteram quebras pelos cinco primeiros games. Dimitrov reagiu, saiu das cordas e confirmou saque no sexto game e seguiu melhor que Nadal, que jogava com pouca segurança no forehand e foi quebrado quatro vezes na parcial não confirmando seu saque nenhuma vez e vendo a parcial ir embora por 6/2 para o búlgaro.
No set seguinte, Dimitrov seguiu firme na devolução, conquistou a quebra de saque no primeiro game, abriu 2/0 no placar e foi administrando a vantagem, confirmando seus games e buscando pressionar o espanhol, que não ameaçou mais o serviço do rival e acabou derrota.
Na semifinal do torneio, Dimitrov encara o terceiro cabeça de chave, o canadense Milos Raonic, que superou outro espanhol, Pablo Carreño Busta por um duplo 6/4.