O espanhol Rafael Nadal, quarto do ranking da ATP, ainda não está garantido matematicamente para a disputa do ATP Finals, de Londres, torneio que reúne os oito melhores da temporada,mas está focado em conseguir isso e para tal quer conquistar Pequim.
Após atropelar o italiano Paolo Lorenzi na estreia, Nadal falou com os jornalistas e analisou sua partida: "Acho que joguei uma partida muito sólida, jogando agressivo com meu forehand. Apenas não fui tão bem em um game. O do 3-1 no primeiro set, mas de resto joguei um bom jogo. Estou feliz".
Com o surpreendente número de 22 bolas vencedoras para uma partida sua em dois sets, Rafa Nadal comentou a postura mais agressiva que vem tendo em quadra nos últimos meses: “Desde o ano passado, em Montreal, tenho tentado jogar mais próximo da linha de base e tentado devolver de lá, de maneira um pouco mais agressiva".
A tática vem dando certo para o espanhol, que tem como principal foco nesta temporada jogar o ATP Finals de Londres, onde busca título inédito: "Hoje foi uma vitória importante. Há muitos pontos para eu tentar me classificar para o ATP Finals".
Focado em lutar por vaga em Londres, Rafa está em oitavo na corrida por uma vaga, a apenas 330 pontos de vantagem para o nono colocado, Tomas Berdych.
O espanhol "Faltam somente quatro torneio para finalizar a temporada e tomara que tenha um quinto, o Finals. Vou lutar por isso" disse ele que ficou fora da temporada por dois meses e meio e falou das dificuldades de voltar sem ritmo e ainda não somar pontos neste período quanto o adversário seguem somando: "É uma desvantagem", opinou.