O tcheco Tomas Berdych, nono do ranking da ATP e principal favorito na chave do ATP de Shenzen, na China, teve dificuldades para superar o compatriota Jiri Vesely, 52º, mas encara o brasileiro Thomaz Bellucci na semifinal. Richard Gasquet e Janko Tipsarevic fazem a outra semifinal.
Berdych precisou de 1h05 para fechar a partida em 7/6 (1) 3/6 6/2 tendo convertido dez aces contra 11 de Vesely, que venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 80% de aproveitamento de Berdych.
O tcheco e o brasileiro já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional. Berdych tem 3/1 de vantagem no confronto direto. Bellucci venceu o tcheco em 2011, no saibro de Madri. A última vez que o brasileiro vencue um tenista top 10 foi em julho de 2012, quando superou o então 10º do mundo, Janko Tipsarevic, na final do ATP de Gstaad, na Suíça.
Na outra semifinal do torneio chinês, justamente Tipsarevic, atual 224º do mundo, estará em ação contra o terceiro favorito, o francês Richard Gasquet, 18º, os dois já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e o francês venceu ambas.
Para chegar à semifinal em Shenzen, Garquet encarou dois tiebreaks contra o alemã Mischa Zverev e levou a aprtida em 7/6 (4) 7/6 (2). Já Tipsarevic superou o tunisiano Malek Jaziri por 7/6 (6) 62.