Em seu primeiro torneio após recuperar-se de uma apendicite, o tcheco Tomas Berdych, nono do ranking da ATP, bateu com certa tranquilidade o italiano Paolo Lorenzi, 35º, e está na semifinal do ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia.
Berdych precisou de 1h17 para fechar o placar em 6/4 6/3 tendo conquistado uma quebra de saque por set, sempre no inicio da disputa. O tcheco converteu na partida seis aces contra três do italiano, que venceu 62% dos pontos disputados com seu primeiro serviço contra 87% de aproveitamento de Berdych.
Primeiro garantido nas semifinais do torneio russo, Berdych encara o jovem alemão Alexander Zverev, 27º e quinto favorito no torneio, que despachou o experiente russo Mikhail Youzhny, 53º, por um duplo 6/2 após 1h16 de partida tendo convertido oito aces contra nenhum do russo, que venceu 50% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 90% de aproveitamento do alemão, que perdeu um total de 11 pontos em todo o jogo.
Zverev e Berdych já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional, todas vencidas pelo tcheco e sempre em jogos duríssimos.
O torneio russo é disputado em quadra rápida e que distribui US$ 986 mil em premiações.