João Vitor Loureiro (CBT/Correios/HEAD) e Pedro Boscardin Dias (CBT/Correios/Fundesporte/Prefeitura de Joinville/HEAD/Track&Field/Solinco), atletas da RS Tennis, de Joinville (SC), se classificaram, nesta terça-feira, para a fase de oitavas de final da etapa de Punta del Este, no Uruguai, o Uruguay Bowl, segunda do circuito Cosat da América do Sul, que vale pontos no ranking da corrida para a disputa da gira europeia de 2017 com alguns dos principais eventos do mundo na categoria 14 anos.
O mineiro Loureiro, vice-campeão Mundial em 2015 pelo Brasil na categoria 12 anos e que treina há um ano em Joinville (SC), eliminou o terceiro favorito ao título, o chileno Felipe Comper por 3/6 6/1 6/0 e vai brigar por vaga nas quartas diante do argentino Mathias Mouilerron.
Pedro Boscardin, campeão no sábado da primeira etapa e líder da Corrida para a Gira Europeia, superou o argentino Joaquim Rivas por 6/3 6/0 e vai brigar por vaga nas quartas contra o paraguaio Andres Vallejo.
Loureiro, Boscardin e o técnico Ricardo Schlachter estão viajando com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis e dos Correios.
Na categoria 16 anos, quatro brasileiros estão nas oitavas. Herick Isago, da Spin Tennis, superou o uruguaio Emiliano Troche, sétimo cabeça de chave, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/1 e encara o equatoriano Alexander Lapentti. Gabriel Busato,da mesma equipe, passou pelo 13º favorito, o colombiano Felipe Rincon, por 6/3 6/2 e encara o quarto favorito, o argentino Luciano Tacchi.
Cabeça de chave 1, Jackson Xavier, da Tennis Route, do Rio de Janeiro, derrotou Guilherme Zottin por 7/6 (7/5) 6/7 (7/3) 6/3 e enfrenta o argentino J. Torres. Natan Rodrigues passou por Valentin Dun, da Argentina, por um duplo 6/3 e encara o cabeça 3, o equatoriano Maldonado Rodriguez.