Ao lado de Marc Lopez, com quem conquistou o ouro olímpico no Rio de Janeiro, o espanhol Rafael Nadal garantiu o retorno da Armada Espanhola ao Grupo Mundial da Copa Davis ao derrotar os indianos Leander Paes e Saketh Myneni por 4/6 7/6(2) 6/4 6/4, em 3h23.
Mesmo com a ausência de Nadal nos duelos de simples, a Espanha fechou a sexta-feira com duas vitórias e foi para o sábado com tranquilidade de sobra. Aparentemente recuperado do problema no punho que o deixou fora do primeiro dia de confrontos, o número 4 do mundo em simples entrou em quadra ao lado do tenista com quem conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Marc Lopez, para enfrentar o veterano de 43 anos Leander Paes e o desconhecido Saketh Myneni.
Os indianos levaram a melhor no primeiro set, conseguindo duas quebras em três chances, tendo uma elas sido para se recuperar após perderem o saque para os espanhóis, que converteram uma das duas chances que tiveram. Em uma parcial totalmente decidida em detalhes, onde ambas as duplas venceram 30 pontos, os indianos liquidaram por 6/4.
No segundo set, novamente uma quebra para cada lado, mas a dupla espanhola conseguiu manter a regularidade junto com os indianos e forçou a definição no tie-break. Nadal e Lopez sobraram em quadra na parcial de desempate e venceram por 7-2.
Com a partida empatada, os espanhóis se soltaram e conseguiram ser mais agressivos que os indianos e errando bem menos que os adversários. Convertendo uma das duas chances de quebra que tiveram e sem enfrentar um break-point sequer, os espanhóis viraram o jogo vencendo o terceiro set por 6/4.
No quarto set, os indianos voltaram a quebrar o saque dos espanhóis, mas o volume de jogo dos campeões olímpicos foi muito grande, conseguindo converter dois dos seis break-points que tiveram à disposição na parcial para faturar por 6/4 e liquidar a partida.
A vitória nas duplas garante o retorno da Espanha ao Grupo Mundial pela primeira vez desde 2014, quando a Armada foi eliminada, em São Paulo, pelo Brasil logo na primeira rodada do Grupo Mundial.
Além da volta ao Grupo Mundial, o resultado deste sábado também impediu que Leander Paes quebrasse o recorde de vitórias em jogos de duplas na Copa Davis, marca detida pelo italiano Nicola Pietrangeli que tem as mesmas 42 vitórias do indiano. Após a partida, Paes declarou que não se aposentará enquanto não quebrar a marca do italiano.