Depois de tirar a chance no WTA de Cincinnati, nos Estados Unidos, derrotando Angelique Kerber na final, Karolina Pliskova deu um presente para a alemã derrubando Serena Williams na noite desta quinta-feira para garantir vaga na final e tirar a americana do topo.
Leia Mais:
Óbvio que estava machucada, afirma técnico de Serena
A tcheca número 11 do mundo derrubou a hexacampeã do torneio por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 7/6 (7/5) após 1h26min e vai disputar sua primeira final de Grand Slam. Ela jamais tinha passado da terceira rodada de um Major até a disputa em Nova York.
Pliskova engata sua 11ª vitória consecutiva onde bateu três top 10 em Ohio e agora supera a tenista campeã de 22 Majors, segunda maior recordista com a alemã Steffi Graf.
A alemã Kerber desbancará, na próxima segunda, Serena que ficou 186 semanas seguidas no topo, ou seja, mais de três anos e meio. A germânica foi campeã do Australian Open, vice de Wimbledon, prata na Olimpíada e ainda vai buscar ser a rival de Pliskova na final ao pegar a ex-líder, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, atual 74ª colocada.
O jogo
A fria tcheca entrou no jogo com a tática definida, sacar firme e atacar com consistência. A esquerda estava apurada, o serviço também e duas quebras vieram diante de uma Serena errática, sem saber o que fazer, acuada. A parcial andou rápido, 26 minutos, duas quebras e 6/2.
Pliskova teve chances de quebra no começo do segundo set, Serena confirmou, vibrou na cara da adversária e foi na marra levando o set. Pliskova quebrou em 3/2, mas deu dupla-falta e três erros, seu único momento onde se mostrou mais nervosa. Serena marcou 4/3 e foi levando até o tie-break onde Pliskova abriu 3 a 0, mas tomou a virada em pontaço na defesa da americana que concluiu com winner. Mas a americana errou em seguida e Karolina aproveitou sua chance com uma melancólica dupla-falta de Williams fechando por 7/6 (7/5).