Cinco anos depois a alemã Angelique Kerber, vice-líder do ranking da WTA, está de volta à semifinal do US Open após superar a atual vice-campeã do torneio, a italiana Roberta Vinci, sétima do ranking. Kerber segue firme na luta pelo número um.
Em uma partida que mais pareceu dois jogos distintos, Kerber precisou de 1h17 para fechar o placar em 7/5 6/0 tendo convertido três aces contra um de Vinci, que cometeu 32 erros não-forçados contra 25 da alemão, que disparou 33 bolas vencedoras contra 17 da italiana.
O primeiro set começou com um game longo, de pontos bonitos e a alemã salvando três breakpoints, mas que acabou sendo quebrada após oito minutos de disputa. Na sequência, Kerber reagiu agrediu o backhand da italiana e devolveu a quebra. O jogo seguiu e em novo game longo, Vinci toma iniciativa e vê a rival salvar mais dois breakpoint, mas com belo voleio conquista a quebra no quinto game. Alegria a italiana dura pouco e mesmo tentando ser agressiva vê a rival devolver nova quebra de saque.
A parcial seguiu com as duas tenistas fazendo belas jogas. Enquanto Vinci dominava com slice de backhand e muita variação, Kerber defendia-se muito bem e era agressiva buscando as paralelas. As tenistas ainda trocaram quebras de saque no nono e décimo game, até que ao sacar pressionada para forçar o tiebreak, Vinci cometeu dois erros, viu a rival ser efetiva com backhand e acabou quebrada e perdendo o set em foot-fault - quando ao sacar o pé do tenista acerta a linha.
Ao fim da parcial, Vinci ironizou o juiz de linha o aplaudindo pela marcação. O erro custou caro para a italiana ex-número um do mundo nas duplas, e ela acabou ficando nervosa e cometendo muitos erros no segundo set. A reação veio no quinto game, quando conseguiu vencer alguns pontos no saque da alemã, mas seguiu sem confirmar e acabou levando o pneu eu sofrer três quebras de saque.
Primeira garantida nas semifinais do US Open edição 2016, a alemã aguarda pela vencedora do duelo entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a letã Anastasija Sevastova.