Rafael Nadal, número cinco do mundo, lamentou a derrota em cinco sets para o francês Lucas Pouille nas oitavas de final do US Open na noite deste domingo e não creditou a queda a problemas na parte mental e nem física.
Leia Mais:
Nadal perde a terceira seguida no quinto set
Espanhol vacila e perde batalha no 5º set
"Acho que joguei uma boa partida, ele começou muito forte, lutei até o fim . Há coisas que deveria ter feito melhor. Precisava ter feito algo a mais que não esteve em quadra hoje , sigo treinando duro para achar. Ele mereceu, jogou muito bem, só tenho que congratulá-lo.
Nadal foi perguntado porque a experiência não deu resultado uma vez que sacou em 4/3 no quinto set: "Experiência quando se tem 4/3 e saque e 30 a 0, não é questão de experiência e sim de jogar um pouco melhor do que fiz. É isso. Cometi alguns erros, precisava jogar com um pouco mais de calma. É verdade que não estou com muitos jogos nos últimos três meses, mas mesmo assim eu perdi uma oportunidade de fazer um evento muito bom aqui e estou triste por isso. Mas lutei e a atitude estava ótima. Em termos de energia, motivação estava ótimo, de tênis preciso de mais. Preciso sacar melhor e criar mais danos ao oponente com meus golpes, isso que não fiz hoje".
Ao ser questionado novamente sobre questões mentais, Nadal retrucou: "Mental ou físico não importa, estou fora do torneio. Físico não é, sem dúvida. E não foi mental. É questão do esporte. O oponente quer ganhar tanto quanto você".
O natural foi então perguntado se os 14 Grand Slams lhe dariam maior pressão e ele respondeu: "Te respondi já. Com 30 anos, com a carreira que tive, não é questão de pressão."
Ele comentou que o 6 a 6 no tie-break onde teve forehand fácil para definir e errou perdendo o ponto seguinte não foi questãode pressão e sim ele que errou e o oponente jogou bem e seguiu lamentando a queda: "Agora não estou satisfeito, essa é a real. Perder nas oitavas tendo grandes chances de um bom torneio aqui , sem dúvida não estou satisfeito. Mas lutei e preciso melhorar algumas coisas".
Nadal apontou que está "mais perto" de onde quer estar em seu nível de jogo e seu objetivo é classificar para o ATP World Finals com os oito melhores do ano. Ele pode terminar o torneio como o terceiro ou quinto da ATP.
Veja trecho da coletiva do espanhol: