Apesar de não ter conquistado seu tão sonhado ouro em simples nos Jogos do Rio de Janeiro ao ser eliminado na primeira rodada pelo medalhista de prata, Juan Martín Del Potro, o sérvio Novak Djokovic tem um motivo para comemorar e ele vem do ranking da ATP.
Com o torneio olímpico não valendo pontos, todos os que estiveram no Rio de Janeiro não defenderam ou somaram pontos da última semana, o que deu ao sérvio maior vantagem diante do segundo colocado, o escocês Andy Murray, que apesar do bicampeonato olímpico, descartou pontos importantes e viu Djokovic ampliar a diferença na liderança para 6375 pontos.
Djokovic tem 15440 pontos na liderança, enquanto o escocês tem 9065 pontos.
Com muitos jogadores nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e alguns descansando, o top 10 viu apenas a troca de posições entre o austríaco Dominic Thiem, agora nono colado e que está sem competir com lesão, e o francês Jo-Wlfried Tsonga, agora décimo do mundo, que descartou pontos da campanha de 2015 no Masters do Canadá.
A grande mudança no ranking foi do croata Ivo Karlovic. O veteranos de 37 anos, esteve na disputa do estreante torneio de Los Cabos, no México, durante os Jogos do Rio, somou pontos importantes e voltou a figurar no top 20, como 20º do mundo.