O jovem cearense Thiago Monteiro deu um grande passo em sua trajetória no tênis ao furar pela primeira vez na carreira, aos 22 anos, a barreira do top 100, que reúne os melhores do esporte. O feito, raro para brasileiros, é ainda mais motivação.
Leia mais:
Monteiro fura a barreira do top 100. Feijão fica perto de voltar
Monteiro é o 26º brasileiro da história a furar a barreira do top 100 da ATP, desde que o ranqueamento profissional foi criado na década de 60. O feito foi fruto de um ano sensacional do tenista, que iniciou a temporada como 463º do mundo e que escalou uma a uma 364 posições da ATP para figurar nesta segunda-feira como 99º do mundo e de quebra torna-se o número dois do Brasil.
Durante a temporada, Monteiro foi surpreendendo. Convidado das chaves dos ATPs brasileiros, surpreendeu o então sete do mundo o francês Jo-Wilfried Tsonga, na estreia do Rio Open, e o então top 50 e tricampeão do Brasil Open, o espanhol Nicolas Almagro, na estreia em São Paulo.
Também em 2016, o cearense conquistou seu primeiro título de torneio challenger na carreira, ao faturar o troféu em Aix-en-Provence, na França, e ainda foi vice no Challenger de Lyon, também na França.
Monteiro comemorou o feito histórico através de sua assessoria de imprensa e dividiu os louros do feito com sua equipe: "Estou muito feliz com o top 100, tem sido uma temporada incrível , só tenho a agradecer a dedicação e trabalho de minha equipe da Tennis Route, essa conquista me dá mais motivação e confiança para trabalhar duro e seguir. Acredito que posso muito mais e juntos vamos trabalhar para isso", disse positivo.
Derrotado neste domingo na final do qualificatório do Masters 1000 e Cincinnati, nos Estados Unidos. Monteiro já está a caminho de Nova York, onde disputará o qualificatório do US Open na próxima semana.