Fora da Olimpíada, o cearense Thiago Monteiro foi pro circuito, somou pontos e é o novo número dois do Brasil, após furar pela primeira vez na carreira a barreira dos 100 melhores jogadores do mundo. João Souza às margens do top 100 novamente.
Monteiro, de apenas 22 anos, é o 26º brasileiro na história a integrar a lista dos 100 melhores jogadores de tênis . Ele iniciou a temporada como 463º do ranking e desde a primeira semana de janeiro escalou 364 posições, mantendo-se hoje como 99º do ranking da ATP.
Quem também ganhou boas posições no ranking da ATP foi o paulista de Mogi-Guaçu, João Olavo Souza, o Feijão, que deu um salto de 15 posições e é o 118º do ranking da ATP, apenas a 90 pontos de voltar ao top 100.
Quadrifinalista do torneio olímpico, o paulista de Tietê, Thomaz Belucci, não somou pontos, mas segue como número um do país ocupando o posto de 55º do mundo.
O paulistano Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, que disputou segunda rodada na chave de simples dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro caiu 13 posições e é o 108 colocado.
O gaúcho Guilherme Clezar manteve-se como 208º do mundo e fecha o top 5 brasileiro.