Horas após o Comitê Olímpico Internacional anunciar que não iria banir a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deixando as respectivas federações para tal decisão, a Federação Internacional de Tênis se pronunciou.
Sem surpresas, a ITF aproveitou para confirmar os sete tenistas russos nos Jogos e afirmar que eles têm passado por "rigorosos testes fora da Rússia que incluem um total de 205 amostras colhidas desde 2014, 83 em competição e mais 122 fora de competição, sendo 111 de urina e 94 de sangue".
"A ITF acredita que isso é suficiente para que os sete atletas russos encontrem requisitos suficientes para disputarem os Jogos. A ITF também procura saber da WADA que nenhum desses jogadores estejam implicados no relatório de McLaren", afirma o comunicado.
O relatório apresentado na semana deu conta de que o governo russo encobria restes anti-doping realizados no país maquiando os resultados.
Os russos que estarão no tênis são Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavlyuchenkova, Darya Kasatkina,Ekaterina Makarova Andrey Kuznetsov, Evgeny Donskoy e Teymuraz Gabashvili.