Após vencer o francês Gilles Simon em partida atrasada pelas oitavas de final do ATP de Gstaad e cair horas depois nas quartas de final para o holandês Robin Haase em jogo duro, Thiago Monteiro, número três do Brasil, analisou a grande campanha.
O cearense iniciou falando da partida contra Haase: "Ele usou muito bem o saque e soube controlar a partida com boas variações. Me senti bem também no jogo, mas estava difícil pressioná-lo. Mérito total do adversário. de qualquer forma, foi uma boa semana na qual evolui bastante. Agora é seguir firme e trabalhar nas deficiências para chegar com tudo na temporada de quadra dura".
"Foi uma semana muito positiva", avaliou Monteiro. "Sem dúvidas, a vitória contra um jogador como o (Gilles) Simon dá muita confiança no meu jogo. Foi um jogo complicado ontem pela questão das parada, mas mantive me mantive mentalmente focado na forma como eu tinha que jogar, me senti muito bem e o mantive atrás usando bem meu forehand. Me mantive muito focado também sem deixar-me oscilar, pois a qualquer momento o Simon podia encontrar uma maneira de virara o jogo pela experiência e jogo que tem. Acabei perdendo um match-point no meu saque e depois fui quebrado, mas segui acreditando no meu jogo e consegui quebrar de volta no game seguinte", explicou relembrando os últimos games jogados da partida de oitavas de final.
Duda Matos, treinador de Monteiro com quem está na Suíça, comentou a derrota do pupilo: "O cara sacou muito bem o jogo inteiro e deu, realmente, pouco espaço para ele jogar no game do cara. Thiago estava vindo bem nos games dele, no último game, após abrir 30/0 o holandês jogou bem dois bons pontos e escapou"
"Semana boa, competiu bem. Ganhou um baita jogo com o Simon. um jogo duro. Duro mentalmente de ir "pra casa" sem saber o que vai acontecer, mas faz parte. É isso aí. Ele está subindo o nivel", disse satisfeito com as atuações de Monteiro.