O tenista número três do Brasil e 110º do mundo, Thiago Monteiro, venceu na estreia da chave principal do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, ao bater o local convidado da organização Antonie Bellier, 538º da ATP, de apenas 19 anos, e encara Gilles Simon.
Monteiro precisou de apenas 1h21 para fechar o placar em 6/3 7/5 tendo convertido três aces contra cinco do suíço, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento do brasileiro.
Em um jogo de games de saques rápidos, o brasileiro acertou a devolução do saque do suíço no meio do primeiro set, conseguiu ser agressivo e conquistou quebra de saque no sexto game, fez 5/2 no placar e administrou a vantagem.
Na segunda etapa, Monteiro seguiu firme em seu saque e não foi ameaçado em momento algum da partida e pressionou o adversário, que salvou breakpoint no quinto game e sucumbiu no décimo primeiro game vendo o cearense sacar para a partida.
Na segunda rodada da competição, Monteiro, que furou o qualificatório da competição, encara o segundo favorito do torneio, o francês Gilles Simon, 30º do ranking da ATP, a quem nunca enfrentou no circuito profissional e que estreia de bye na chave.