Não adiantou muito o número um da Colômbia, Santiago Giraldo, se justificar em relação a sua retirada da partida do confronto contra o Chile pela final do Zonal I Americas, que jogou o país para a disputa regional da Copa Davis em 2017.
Leia mais:
Giraldo leva multa, punição e protesta por condições da quadra
"Cagão" foi o xingamento favorito dos colombianos nas redes sociais logo após a partida e mesmo após a publicação das justificativas dadas pelo atleta (link acima), o povo colombiano não o perdoou.
Um dos principais âncoras de rádio do país, Antonio Casales, dedicou uma dezena de tweets para falar da retirada de Giraldo, buscando pedir calma ao público para ouvir a argumentação do tenista número um do país. Depois, concluiu que o tenista abandonou a "causa nacional" e mesmo apontando erros do capitão Mao Hadad de não ter convocado um terceiro jogador de simples.
Cuando @SantiGiraldoSG se de cuenta de que abandonó la causa nacional por una cancha que estaba mal para los dos se va a sentir muy mal
— Antonio Casale (@casaleantonio) July 17, 2016
Entiendo la intención de protesta de @SantiGiraldoSG pero no entiendo el abandono en plena batalla, sin contar con el capitán ni su equipo
— Antonio Casale (@casaleantonio) July 18, 2016
O perfil "Match Ténis" no Twitter procurou colher as opiniões do colombianos nada favoráveis a Giraldo:
Opiniones sobre la actitud de Santiago Giraldo..
— Match Tenis (@MatchTenis) July 17, 2016
Giraldo virou motivo de memes e muitas piadas negativas nas redes colombianas: "Confirmado: Santiago Giraldo é o novo rosto (garoto propaganda) da Pampers", brinca o perfil "Peloteros Chile"
CONFIRMADO | Santiago Giraldo es el nuevo rostro de Pampers 🇨🇴 https://t.co/OzU9wfzyzd
— PeloterosChile (@peloteroschile) July 17, 2016