A baiana Maria Barbosa Menezes (Colégio Portinari/Babolat), de 13 anos, embarcou, nesta quarta-feira, para a gira de torneios na Europa com o time da Cosat (Sul-Americano). Ela vai disputar quatro torneios mais o Mundial de 14 anos pelo Brasil em Prostejov, na República Tcheca.
Maria vai iniciar a série com três dias de treinos em Paris, na França, a partir de sexta-feira e a partir do dia 4 joga o BNP Paribas Cup, evento na capital francesa com final em Roland Garros. Na semana seguinte joga em Velp, na Holanda, a partir do dia 18 em Nantes, na França, Duren, na Alemanha, a partir do dia 25, e no dia 1º de agosto inicia a disputa do Mundial com o Brasil. Ela disputou o Sul-Americano em Assunção, no Paraguai, onde o Brasil derrotou a Argentina na final sagrando-se campeão.
Maria terminou em sexto com um título na Colômbia e um vice na Venezuela a série na América do Sul e ganhou o direito diante da Confederação Sul-Americana de Tênis de disputar os eventos.
Técnico da tenista e capitão do Brasil para o Mundial, o baiano Duda Catharino é o capitão do time do Brasil e acompanhará a atleta durante a disputa na República Tcheca: "Os eventos são ótimos testes com várias das melhores do mundo e será excelente pra Maria crescer como tenista e obter bons resultados. Ficamos muito felizes com a notícia", afirmou Duda Catharino que treina Menezes no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA).
Natan Rodrigues, terceiro melhor sul-americano, também embarcou com Maria. Ele joga os mesmos torneios só não disputa o Mundial já que o time brasileiro ficou na quinta colocação no Sul-Americano por equipes.