Além de falar sobre o recorde batido nesta quarta-feira, alcançando as trinta vitórias seguidas em Grand Slams, o sérvio Novak Djokovic falou sobre os Jogos Rio-2016 e as possíveis mudanças que podem ocorrer, nos próximos anos, no formato da Copa Davis.
Perguntado sobre a sensação de disputar os Jogos Olímpicos, dada a exclusividade no status da competição, o líder do ranking comentou.
“A Olimpíada é o evento mais importante e popular na história dos esportes, não há duvida disso. Não há evento maior que esse. Para mim, como atleta, é uma grande honra ser parte disso. Tive a sorte de ir à Pequim (2008) e Londres (2012) e ser o porta-bandeira (da Sérvia) em Londres. Experimentei a empolgação dos Jogos, é fantástico estar com os melhores atletas do mundo e vê-los competir ao vivo. Mal posso esperar (para sentir isso tudo novamente). O torneio olímpico (de tênis) será jogado em piso duro e vem num momento da minha carreira em que me sinto no auge”.
SÉRVIO REITERA POSIÇÃO FAVORÁVEL A MUDANÇAS DRÁSTICAS NA DAVIS
Questionado sobre a intenção da ITF de mudar a final da Copa Davis 2018 para um campo neutro, como é efeito na Champions League (o campeonato europeu de clubes), Novak disse ser favorável não somente a isso, mas a amplas mudanças, elucidando-as.
“Houve muitas discussões sobre uma possível mudança no formato da Copa Davis e eu disse muitas vezes, publicamente, que apoio tais modificações. A maneira atual não funciona, não há muitos jogadores do topo participando por causa do calendário. Todos gostamos de representar nossos países e jogar a competição, é o único evento oficial entre times que temos (no tênis), mas nem sempre podemos estar disponíveis, pois mudar de superfície em três dias é um grande desafio para nossos corpos”.
“Por exemplo: voar de Londres, jogando na grama, para ir jogar em quadras duras cobertas, em outro lado do Mundo, você sabe, não é fácil. Então, tudo isso dito, sou a favor de mudança, precisamos dela. Acho que a melhor coisa é criar algo com formato semelhante à Eurocopa ou à Copa do Mundo (ambos eventos futebolísticos), um evento todos os anos ou a cada dois anos que durará duas semanas. Faça quatro grupos e o vencedor de cada classifica-se aos playoffs. (A chave é) Criar algo atrativo não somente para os jogadores, mas também para os fãs, a imprensa, para todos”.