Em mais uma semana inspirada, o austríaco Dominic Thiem, sétimo da ATP, conseguiu frustrar a torcida em Stuttgart, na Alemanha, duas vezes vencendo o principal favorito Roger Federer na semifinal e virando a grande final contra o local Philipp Kohlschreiber.
Na grande final, o jovem de 22 anos encarou a experiência do alemão de 32, pelo placar de 6/7 (2) 6/4 6/4 tendo disparado 12 aces contra 14 do alemão, que venceu 70% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 90% de aproveitamento do jovem austríaco.
O duelo de jogadores que executam o backhand com uma mão, começou muito atrasado neste domingo, mais de três horas após o horário previsto e foi uma disputa dura e de jogadas muito bonitas na encharcada grama alemã, sem quebra, a partida se alongou por quase uma hora e foi para o tiebreak.
Ali, com 3/2 no placar e saque para Kohlschreiber, a chuva voltou a castigar Stuttgart e a partida precisou ser paralisada e posteriormente cancelada.
Nesta segunda-feira, em uma manhã de tempo firme, o jogo foi retomado e o alemão controlou o tiebreak. Thiem reagiu no set seguinte conquistando uma quebra e forçando um terceiro set, que seguiu os moldes dos anteriores, foi bem disputado e definido em uma única quebra.
Este foi o sétimo título profissional de Thiem, o quarto na temporada e o primeiro disputado na grama. Além de Stuttgart, Thiem é bicampeão em Nice (saibro - 2015 e 2016), Umag (saibro - 2015), Gstaad (saibro - 2015), Buenos Aires (saibro - 2016) e Acapulco (piso rápido - 2016).