O número três do Brasil e 138º do mundo, Thiago Monteiro, ficou no quase durante a decisão do Challenger de Lyon, na França, ao levar a virada do belga Steve Darcis, 145º da ATP. O torneio disputado no saibro distribui € 64 mil em premiações.
Darcis precisou de 1h31 para fechar a partida em 3/6 6/2 6/0 tendo convertido cinco aces contra um do brasileiro, que venceu 64% dos pontos disputados em seu primeiro serviço cotra 87% de aproveitamento do experiente belga de 32 anos e ex-top 44.
Em um jogo que começou com muita intensidade de troca de bolas e bons saques, o brasileiro quebrou o saque do belga no quarto game, e no sétimo foi ameaçado, mas salvou breakpoint com bola funda e agressiva, induzindo o adversário ao erro. A disputa seguiu, com os dois tenistas buscando jogar de maneira agressiva e confirmando bem seus games de saque;
Na segunda etapa, o jogo seguiu duro, o belga passou a buscar mais a rede e a pressionar. Darcis conquistou a quebra de saque no sexto game, em uma disputa duríssima e a partir daí, mesmo com Monteiro pressionando, seguiu firme e voltou a quebrar o saque do brasileiro no oitavo game fechando a parcial e forçando o terceiro set.
Darcis abriu a etapa decisiva quebrando o saque do brasileiro, que teve dois breakpoints no terceiro game, viu o belga salvar as chances e pouco consegui fazer para reagir e levou o pneu.
Campeão do Challenger de Aix En Provence, também na França, na primeira semana de maio, Monteiro disputou em Lyon sua segunda final de Challenger na carreira.