Roland Garros ganhou um repeteco da última final de Wimbledon ao ver a atual campeã, Serena Williams, líder do ranking da WTA, superar a surpresa da chave, a holandesa Kiki Bertens, 58ª da WTA, e encarar na grande final a espanhola Garbiñe Muguruza.
Leia mais:
Muguruza domina Stosur e está na final em Roland Garros
Serena precisou de 1h42 para fechar o placar em 7/6 (7) 6/4 tendo convertido cinco aces contra um de Bertens, que cometeu 18 erros não-forçados contra 28 da norte-americana, que disparou 34 bolas vencedoras contra 17 da holandesa.
O jogo começou com Bertens surpreendendo e de maneira agressiva conquistando a quebra de saque no game de abertura do duelo. A holandesa fez 2/0 no placar e foi administrando a vantagem. Mais agressiva no saque, Bertens foi confirmando seus games com mais tranquilidade e pressionando a norte-americana em seus games de saque.
sem efetivar uma segunda quebra de saque, Bertens sacou para fechar o set no décimo game, mas nervosa cometeu os erros e viu a experiência de Serena falar mais alto, teve o saque quebrado e viu o set se encaminhar para o tiebreak.
Ali, o duelo começou em vantagem para a holandesa, que cometeu muitos erros, viu serena abrir 5/2 no placar e errar seus saques. A partida seguiu em uam disputa agressiva e de belos pontos, vencida nos detalhes por Serena.
Na segunda etapa, Serena começou cometendo erros e acabou parando na agressividade da holandesa com forehand, que conquistou a quebra e abriu 2/0. Pressionada, a norte-americana não deixou barato, trabalhou firme com backhand, devolveu a quebra e igualou o placar.
Os dois games seguintes foram duros, com as duas tenistas jogando de maneira agressiva e em pontos longos. A quebra crucial veio para Serena no sétimo game, após pressionar na devolução e ver a rival errar.
Na grande final, Serena buscao tricampeonato em Paris e seu 22º título de torneios do Grand Slam contra a espanhola Garbiñe Muguruza, que despachou a australiana Samantha Stosur por 6/2 6/4.
Serena e Muguruza disputaram a última final em Wimbledon, vencida pela norte-americana e já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional. A norte-americana tem vantagem de 3/1 no confronto direto, entretanto, a única vez que perdeu para Muguruza foi pela segunda rodada da disputa em Roland Garros em 2014.