Garbine Muguruza é a primeira quadrifinalista de Roland Garros. A 4ª do ranking, passou pela russa Svetlana Kuznetsova, 15ª, campeã do torneio em 2009, por 6/3 6/4, e enfrentará a americana Shelby Rogers, algoz de Petra Kvitova, que passou por Irina Begu.
A jovem, nascida em Caracas, na Venezuela, mas que joga pela Espanha, foi melhor na primeira parcial, marcando 22 winners contra 6 no primeiro set, enquanto cometeu apenas dois erros não forçados a mais. Depois de salvar break points em seus dois games de saque anteriores, ela quebrou o saque da campeã de 2009 no oitavo game. No 5/3, ela não bobeou, abrindo 1x0, depois de 48 minutos.
Na segunda etapa, a tenista de 22 anos quebrou a veterana logo no terceiro game, contando com três erros da rival e fechando com um winner, abrindo 2/1. Todavia, Svetlana conseguiu devolvê-la no oitavo, também com três erros da oponente.
Mas a alegria da 15ª colocada durou pouco. Sacando em 4/4, ela sofreu outro break, o terceiro no jogo, e viu a 4ª favorita ao caneco parisiense sofrer, mas fechar em seu saque, após cinco match points e um break point salvo.
Muguruza terá pela frente a novata em quartas de Slam, Shelby Rogers, 108ª colocada, que marcou 6/3 6/4 diante da 25ª favorita, a romena Irina Begu.