Dias após criticar a organização de Roland Garros e seu descasos com atletas de baixo ranking, o letão Ernests Gulbis, 80º do ranking da ATP, avançou às oitavas de final do torneio e em conversa com a imprensa debochou das Olimpíadas.
Gulbis avançou às oitavas após a desistência, com muito choro, o local Jo-Wilfried Tsonga, que abandonou a partida de terceira rodada quando vencia o primeiro set por 5/2.
Garantido na segunda semana do Slam pela segunda vez na carreira, Gulbis, que foi semifinalista do torneio em 2014, atendeu aos jornalistas e agora, com a certeza de que sairá de Paris dentro do top 60, o que poderia o classificar aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o letão foi questionado sobre como vê a ausência de pontos em uma competição tão importante.
Sem papas na língua, Gulbis chamou o evento de "Turismo de Tênis" e disse que não quer vir ao Rio, pois "não há pontos, premiação" e ele "nunca recebeu nenhum auxílio da federação de tênis de seu país".
Mesmo que quisesse o letão não preenche todos os requisitos para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro, pois não jogou o mínimo de vezes necessária, cinco convocações para a Copa Davis, no último ciclo olímpico.
Gulbis ainda contou que chegou a pedir a federação que pleiteasse um convite para ele na disputa dos Jogos de Londres em 2012, mas em suas palavras "a federação pouco se importou com o pedido".