De acordo com reportagem do dário online letão Delfi, o ex-top 10 e atual 297º, Ernests Gulbis, foi eleito nesta sexta-feira (16/09/2022) presidente da federação de tênis da Letônia (LTS) e substituirá Juri Savickis.
Comandante da LTS desde 1998, Savickis foi eleito pela última vez para um mandato de quatro anos no fim de 2018, porém, uma mudança na lei esportiva da Letônia como resposta a guerra na Ucrânia o força a deixar o cargo no máximo em 1º de outubro.
De acordo com a revisão da lei esportiva da Letônia, nenhum ex-funcionários do Comitê de Segurança do Estado (VDK) ou informantes dos serviços de segurança da Rússia e/ou União Soviética pode ocupar cargos em clubes e federações esportivas do país. Savickis é ex-funcionário da KGB (principal agência de serviços secretos da União Soviética) e não pode permanecer no cargo.
O conselho da LTS foi convocado para a votação do substituto de Savickis e os candidatos ao cargo eram Gulbis e o empresário Mārcis Apsītis. As candidaturas, reporta o SportaCenter, foram apresentadas em 2 de setembro por Apsītis e em 8 do mesmo mês por Gulbis.
A votação foi feita por voto secreto, após o Conselho votar favoravelmente a isso já que o estatuto da LTS pede voto aberto. Dos 51 votos dados, 32 foram favoráveis a Gulbis. Ainda de acordo com a imprensa local, não foram divulgados dados de votos de Apsītis e abstenções.
Gulbis assume o cargo no próximo dia 1º de outubro. Nesta semana, ele faz parte da equipe da Copa Davis que enfrenta em casa, Jurmala, a República Dominicana nas eliminatórias do Grupo Mundial II.
Era esperado que Savickis entregasse seu cargo nesta sexta-feira, porém, o mandatário apenas esteve presente ao conselho e deixará o posto de acordo com a determinação da lei.